1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Gerais
  4. Mais de mil pessoas participam da caminhada do Dia 'D' de Enfrentamento ao Trabalho Infantil
Mais de mil pessoas participam da caminhada do Dia 'D' de Enfrentamento ao Trabalho Infantil Autor: Desconhecido

Mais de mil pessoas participam da caminhada do Dia 'D' de Enfrentamento ao Trabalho Infantil

Agencia Santarém
Publicado em - Atualizado
Dia 12 de junho é lembrado como Dia Mundial de Enfrentamento ao Trabalho Infantil. Em Santarém, uma...

Dia 12 de junho é lembrado como Dia Mundial de Enfrentamento ao Trabalho Infantil. Em Santarém, uma caminhada que contou com a participação de crianças e adolescentes levou para Avenida Tapajós o tema das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Aepeti): "Brincar, Estudar, Viver. Trabalhar só quando Crescer".

Segundo estimativa da coordenação, mais de mil pessoas em sua maioria crianças e adolescentes usuárias dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e demais equipamentos da Prefeitura de Santarém, além de programas e projetos sociais como o Escola da Vida, o Proerd e a Banda Marcial da Escola Municipal Ubaldo Corrêa, vestiram a camisa da campanha e foram às ruas com intuito de sensibilizar a população.

Os procuradores do Ministério Público do Trabalho (MPT), Lucas Fernandes e Mariana Lamego participaram da caminhada. Fernandes avaliou a evolução do município para a erradicação do Trabalho Infantil, destacando que a campanha não se limita ao dia "D", mas a diversas ações da Prefeitura em parceria com o Ministério Publico do Trabalho, na luta pelo Enfrentamento ao Trabalho Infantil.

"Infelizmente o trabalho infantil ainda é tolerado por parte da sociedade que compreende que a criança e o adolescente que trabalham vão fugir da marginalidade, mas as pesquisas demonstram que essa exposição dificulta o aprendizado, dificulta o acesso à escola, o que prejudica na busca de um bom emprego na fase adulta. Essa caminhada é para chamar a atenção da sociedade e sensibilizá-la quanto ao tema", destacou o procurador Lucas Fernandes.

A coordenadora do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), Monique Damasceno levou 40 jovens aprendiz para mostrar que existe o tempo certo de trabalhar. "O CIEE trabalha para incluir o jovem no mercado de trabalho de maneira formal, o programa de aprendizagem é a única política pública de inclusão do jovem no mercado de trabalho, a única forma de legalizar essa contratação. O jovem a partir dos 14 anos já pode ser aprendiz. A ideia é colocar esse jovem de maneira correta aprendendo um ofício e que ele não sofra nenhum tipo de exploração", ressaltou.

O fundador da Pastoral do Menor de Santarém, irmão Ronaldo Hein também marcou presença na caminhada. O religioso que desde janeiro deste ano reside em Minas Gerais em uma nova missão, elogiou a iniciativa da Prefeitura em levar o enfrentamento ao Trabalho Infantil para às ruas. "Viemos comemorar os trinta anos da Pastoral do Menor e não podemos deixar de participar dessa manifestação reivindicando respeito e cuidado para crianças e adolescentes. Estamos aqui para apoiar", garantiu o religioso que fez relevantes contribuições no Município, no que se refere a garantia dos direitos das crianças e adolescentes.

"O nosso trabalho continuará a fim de erradicar o trabalho infantil. Estamos montando um diagnóstico sobre a quantidade de crianças e adolescentes expostas em nosso município e iremos buscar ações para enfrentar essa situação em parceria com o MPT e toda a rede de defesa e proteção de crianças e adolescentes", garantiu Coordenadora do Aepeti, Carise Pedroso.

A secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, agradeceu a participação de todos. "Agradecemos os servidores dos equipamentos da Prefeitura, os usuários dos nossos serviços, os programas e projetos sociais que fazem um exemplar trabalho tirando essas crianças das ruas, bem como o Jovem Aprendiz do CIEE, o Proerd, o Escola da Vida, o grupo de voluntários 'Criança não Trabalha', toda a rede de defesa e proteção de crianças e adolescentes, a vereadora Maria José Maia, representando a Câmara Municipal. Vamos continuar sensibilizando a população quanto ao tema para que ao fim todos digamos: Não ao Trabalho Infantil", concluiu a secretária.

 Saiba Mais:

Cerca de 250 crianças participam de ação de cidadania no Porto dos Milagres
TRT 8ª Região e OAB Santarém se unem à Prefeitura em campanha de combate ao Trabalho Infantil

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.