4. Lixeiras ambientais querem chamar a atenção para os cuidados com Alter do Chão
Lixeiras ambientais querem chamar a atenção para os cuidados com Alter do Chão Autor: Desconhecido

Lixeiras ambientais querem chamar a atenção para os cuidados com Alter do Chão

Os encantos da Vila de Alter do Chão ganharam na manhã desta terça-feira (19) uma proposta de sustentabilidade ambiental. Nos pontos onde deve ocorrer maior fluxo de pessoas durante as festividades do Çairé, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), fez a instalação de 74 lixeiras ambientais.

A ação socioambiental contou com a parceria do Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental (Ciam), Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), Agência Distrital de Alter do Chão (ADA) e Hospital Regional do Baixo Amazonas (Hrba) que fez a doação dos vasilhames.

O assessor administrativo da Agência Distrital de Alter do Chão, José Zampitro, conta que a iniciativa foi muito bem recebida pela Vila. Para ele, a atitude aparentemente simples mostra a urgente preocupação que todos precisam ter com o local onde se vive.

"Tanto para moradores quanto turistas quem vem à Alter do Chão a primeira preocupação deve ser com o meio ambiente. Por isso, vamos estar atentos aos cuidados com o lixo, assim como os demais problemas ambientais, a exemplo da circulação de animais domésticos e veículos nas praias que são proibídos", destacou o presidente da Agência Distrital de Alter do Chão.

Segundo a coordenadora do Projeto Lixeiras Ambientais, Fernanda Alonso, com os recipientes provenientes de materiais que transportavam cloro para o serviço hospitalar, técnicos da Semma realizaram todo um tratamento de limpeza, além de serem feitos desenhos elaborados pelo servidor e artista plástico Hélio Bentes, abordando temas que marcam o Çairé, fauna e flora da região amazônica.

"Observando a elevada demanda de produção de lixo que a Vila deve receber na programação do Çairé e para reforçar a coleta de lixo regular, além de trazer uma proposta de sensibilidade aos cuidados com o meio ambiente da Vila, foi que a Semma idealizou o projeto", afirmou Fernanda Alonso.

Em Alter do Chão as lixeiras ambientais foram instaladas ao longo da Praça 7 de Setembro, Çairódromo, Centro de Atendimento ao Turista (CAT) e Praia do Cajueiro. O projeto será ampliado a outras praias santarenas, sendo que o próximo local a ser contemplado com as lixeiras ambientais é a Praia do Maracanã.