O Secretário de Agricultura e Pesca Bruno Costa recebeu em seu gabinete na manhã desta sexta-feira (4), uma comitiva composta por lideranças da Região do Eixo Forte pedindo a mudança do trajeto dos serviços de terraplenagem que serão executados na região. A obra faz parte de um projeto via Ministério da Integração através de emenda parlamentar que visa recuperar 40 km de estradas vicinais em algumas comunidades na região da Curuá-Una e Eixo Forte.
De acordo com o projeto a ser executado na Região do Eixo Forte, os trechos que irão receber os serviços são: Rodovia PA457 a Ponta de Pedras e Pajuçara/Irurama. Porém, segundo os moradores a estrada da Comara que interligava as comunidades Pajuçara/Irurama e que consta no projeto não é mais utilizada. Eles pedem a mudança do serviço para o linhão, mais conhecida como Interpraias, utilizada atualmente.
O titular da Semap Bruno Costa ouviu atentamente a demanda dos moradores e se colocou à disposição para dialogar com o Ministério da Integração, pedindo a autorização para a execução do serviço em um novo local, como solicitado. "Recebemos essa demanda através dos moradores da região do Eixo Forte, solicitando a mudança do trajeto dos serviços naquela região. Estamos vendo a possibilidade da mudança via Ministério da Integração com a devida autorização para poder iniciar os serviços", finalizou.
O encontro foi uma solicitação feita pelos próprios moradores. "Viemos até a secretaria para dialogar com o poder público solicitando que o serviço seja feito em outra vicinal. Esperamos que seja aprovado. Com isso, o projeto irá beneficiar mais moradores de outras comunidades", destacou o morador Jacir Barros.
O projeto é proveniente de Emenda parlamentar que contempla a recuperação de 40 Km de ramais na região da Curuá-Una e Eixo Forte. Sendo que na Curua-Uma, no anel viário do Jacamim/Poço das Antas, são 16 km de ramais e os serviços estão em fase de conclusão. Já no Eixo forte serão 24 km de ramais que compreendem o anel Pajuçara/Irurama e da Rodovia PA457 a Ponta de Pedras.
A obra contempla serviços de terraplenagem, limpeza superficial da área, compactação de aterro, piçarramento e nivelamento. O trabalho está sendo executado pela empresa vencedora da licitação, C.F. TOLENTINO EIRELI – EPP. O prazo para a execução é de 180 dias. Na obra estão sendo investidos R$ 1.634.854,10. O objetivo é melhorar o tráfego da população que transita nas comunidades das regiões.