O termo empoderamento tem origem no conceito de empowerment, utilizado por José Armando Valente (1999) e S. Papert (1988), no âmbito da tecnologia educacional, para designar o sentimento de sucesso, de reconhecimento pela pessoa de sua capacidade criativa e operacional ao realizarem um projeto de interesse pessoal.
Dito de outra forma, empoderar significa muito mais do que "transferir" ou "tomar posse" de elementos que permitam a estes transitar nos meandros decisórios de sua coletividade, mas sim, fornecer subsídios a estes para que possam ultrapassar os limites da consciência ingênua, tornando-se cidadãos críticos e conscientes de sua posição enquanto indivíduo histórico, situado. (Meirelles e Igrasia, 2006).
E o tema principal sobre a integração entre os usuários adolescentes dos Centros de Referência de Assistência Social Cras Urumarí e São José Operário com os adolescentes do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA) do Selo Unicef foi sobre Empoderamento Juvenil ministrada pela psicóloga Cras São José Operário.
De forma lúdica Yasnaia Burlamaqui atraiu a atenção dos jovens destacando temas como responsabilidade, profissionalização, primeiro emprego, comportamento escolar, questão da documentação. "É importante destacarmos o protagonismo juvenil para que os jovens possam ser os agentes de transformação em mudança pela luta de garantia de seus direitos e que também saibam mais sobre seus deveres". Afimou a psicóloga.
Estela dos Santos participou da açãoA integração contou com a participação animada de aproximadamente 50 adolescentes que dançaram zumba, praticaram esportes e também jogos educativos.
"Foi uma grande oportunidade estamos todos aqui nesse encontro. Essa integração foi especial, pois tivemos a oportunidade de fazermos novas amizades. Destacou a adolescente de 14 anos do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA) do Selo Unicef, Estela dos Santos Silva.
Esaú de Sousa de 16 anos usuário do Cras Urumarí disse que foi uma boa experiência estar no Cras São José Operário. "Observo que nós jovens não estamos empoderados, então é importante conhecermos essa temática para sermos os protagonistas de nossas histórias. Gostei muito de participar dessa atividade."
Participaram da programação a coordenadora da Proteção Social Básica, Marlen Ribeiro; a coordenadora do Cras São José Operário Vanderleia Silva Ferreira que foi a anfitriã da integração e a coordenadora interina do Cras Urumari Carla Simões todas recepcionaram os jovens e avaliaram como um momento importante de integração entre os adolescentes.
"Nós vamos trabalhar essa temática do Empoderamento Juvenil em todos os nossos 8 Cras pois outro grande grupo de usuários são os jovens", afirmou Marlen Ribeiro.