Na última sexta-feira (27) a Prefeitura de Santarém, por meio da equipe Estratégia Saúde da Família da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou uma ação com diversos serviços voltados para a área da saúde aos indígenas venezuelanos da etnia Warao que estão refugiados em Santarém.
Serviços como: assistência médica, vacinação de crianças e adultos, testes rápidos (HIV, Sífilis, Hepatites B e C), teste de glicemia, entre outros, foram disponibilizados.
A iniciativa da Semsa teve como objetivo proporcionar aos 61 indígenas a assistência na área da saúde, além de identificar possíveis doenças.
O coordenador da equipe Estratégia Saúde da Família Marlon Marinho, avaliou como positiva a ação e lembrou da boa receptividade dos indígenas venezuelanos. "A atividade foi positiva, uma vez que tinham várias crianças sem nenhuma vacina do calendário básico, e também umas outras que apresentavam problemas de saúde. A receptividade e aceitação dos indígenas foi excelente". Concluiu o coordenador.
Participaram da ação 15 profissionais, sendo 3 médicos cubanos, o que facilitou a comunicação por conta do idioma.
Foram realizadas: 40 consultas médicas, 52 vacinas, 25 TesteS rápidoS- HIV, 25 de Hepatite B, 25 de Hepatite C, 25 de Sifilis, 23 testes de Glicemia, 24 Verificações de pressão arterial e 40 Antropometria. A Semsa deve realizar essa ação de saúde para os refugiados a cada 15 dias.