O prazo está encerrando. A inclusão no Cadastro Único para Beneficiários de Prestação Continuada (BPC) – aniversariantes dos três primeiros meses do ano – ocorre até dia 29 de março. Quem ainda não se inscreveu no programa do governo federal deve procurar o quanto antes fazer a regularização, pois o registro é obrigatório. Se a inclusão não for feita até a data limite, o auxílio deverá ser suspenso.
Com o valor de um salário mínimo, o BPC é pago mensalmente a idosos com mais de 65 anos e pessoas com deficiência com renda familiar per capita de até ¼ do salário mínimo.
Os beneficiários devem procurar um dos oito Centros de Referência de Assistência Social (Cras) ou o Cas/Caec. É necessário ter em mãos todos os documentos pessoais, o comprovante de residência e se tiver filho em idade escolar, a declaração. O responsável familiar também pode fazer a inscrição, desde que leve os documentos das pessoas que moram com o beneficiário.
O calendário para regularização foi organizado com base na data de aniversário dos beneficiários. Quem ainda não se inscreveu no Cadastro Único já está sendo notificado pela rede bancária sobre os prazos.
Confira os prazos
Aniversariantes dos meses citados abaixo, devem se cadastrar até:
Janeiro, fevereiro e março - 29 de março
Abril, maio e junho - 28 de junho
Julho, agosto e setembro - 30 de setembro
Outubro, novembro e dezembro - 31 de dezembro
O cadastro deve ser atualizado a cada dois anos obrigatoriamente. Em Santarém, segundo dados da gestora do Cadastro Único, Márcia Lehmann, até novembro de 2018, 65.079 famílias estavam cadastradas. Dentre as quais:
O Programa Bolsa Família (PBF) beneficiou, no mês de dezembro de 2018, 28.734 famílias.
De acordo com dados levantados pelas coordenações dos Cras, dos mais de 1.500 da lista anual de beneficiários, 555 do primeiro trimestre ainda não fizeram a inclusão.
Cras - Alter do Chão: 13
Cras - Maracanã: 6
Cras - São José Operário: 135
Cras - Urumari: 15
Cras - Ribeirinho: 57
Cras - Santana: 148
Cras - Nova República: 106
Cras - Santarenzinho: 75
Total: 555
Sobre o Cadastro Único:
O Cadastro Único do governo federal é voltado às famílias com renda per capita de até meio salário mínimo ou com renda mensal total de até três salários mínimos. O programa reúne os principais dados dos cadastrados, como características da residência, escolaridade, situação de trabalho e renda, entre outros. Essas informações são utilizadas para fazer a seleção dos beneficiários de diversos programas, como o Bolsa Família e o Minha Casa Minha Vida.