O sonho que durou cinco anos foi concretizado com a inauguração da Brinquedoteca denominada de BrinCAR da Casa de Acolhimento Reviver (CAR), na terça-feira (12). O espaço é pequeno, mas aconchegante. A decoração contêm brinquedos de Miriti doados pela madrinha solidária de Santarém Grazielle Brasileiro e por Maria Celestina Lobato Rodrigues, madrinha solidária do município de Abaetetuba, localidade conhecida como a capital mundial dos brinquedos de Miriti. No local também estão brinquedos didáticos doados pela Professora Doutora Iani Lauer.
Lousa para desenhos feita a partir do MiritiO Miriti é uma palmeira nativa de áreas alagadiças, chamada pelos paraenses de "árvore santa" ou sagrada, por sua importância na vida de muitas comunidades tradicionais que aproveitam toda a árvore, tendo o cuidado de manejá-la de forma sustentável, sem derrubá-la.
Uma solenidade marcou a inauguração. Participaram do evento o prefeito Nélio Aguiar, representando a secretária Celsa Brito que está em viagem a Assessora Técnica da Semtras Gabrielle Andrade, a Professora Doutora Iani Lauer que é madrinha solidária e idealizadora do projeto, a professora Doutora Celina Magalhães e a coordenadora da CAR Ironeide Pereira Sales, além dos dezesseis acolhidos e também servidores da Casa e da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social.
Na ocasião, o padre Rosivaldo Oliveira Correa, foi ao local e abençoou a casa e também a brinquedoteca. Usuários do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Urumari apresentaram a atividade de Muay Thai que vem aprendendo no centro.
O Prefeito Nélio Aguiar acompanhado de uma criança inaugurou o espaço. Ele agradeceu as parcerias que viabilizaram a inauguração. "Estou muito alegre com a forma que a Semtras vem trabalhando no município através da secretária Celsa e o comprometimento de todos os seus coordenadores e servidores por essa missão tão nobre que é cuidar das pessoas, que é uma missão árdua, difícil, mas que está valendo a pena. Dentro da missão de governar existe uma missão mais nobre que é cuidar das pessoas de nossas crianças e idosos", destacou Nélio Aguiar.
A realização desse sonho, segundo a coordenadora da CAR, é muito significativa devido o impacto positivo na vida crianças e adolescentes que são atendidos na Casa, uma vez que o brincar é propiciador do desenvolvimento em vários sentidos. Através do brincar é possível desenvolver a psicomotricidade, a criatividade, a cognição, motivação, afetividade e socialização, ou seja, dimensões fundamentais para a formação cidadã.
Ironeide destacou também a importância da parceria do Apadrinhamento Solidário que é possível e desejável a parceria de pessoas interessadas e ativas na causa do bem-estar e qualidade de vida de crianças e adolescentes, demonstrando através de um gesto concreto de doação para o Serviço de Acolhimento da Casa de Acolhimento Reviver de Santarém, bem como fazer o chamamento para a importância do serviço voluntário."O meu sentimento é de gratidão a Iane Lauer que nos trouxe esse projeto e que depois de algum tempo nos trouxe também a solução para que ele saísse de fato do papel. Quero agradecer a todos pela realização desse sonho que sonhamos juntos, que lutamos e que hoje temos o prazer em oferecer para nossos usuários".
A madrinha da CAR desde 2012, Iane Lauer, emocionada justificou que devido a um compromisso não foi possível que seu pai pudesse estar na inauguração. "Tenho como exemplos meus pais que são educadores e que dedicam a vida em ajudar, estou muito feliz com a inauguração da brinquedoteca", ressaltou Iane Lauer.
O processo de construção da casa iniciou com a ajuda do padrinho solidário Professor Waldemar Lauer, professor e pastor aposentado, da rede adventista de ensino, que participa da construção efetiva do espaço. A construção da brinquedoteca também contou com parcerias importantes do Programa Saúde, Ambiente e Qualidade de Vida na Amazônia – Universidade do Oeste do Pará (UFOPA), Juá Madeiras e também a doação dos brinquedos pela Professora Doutora Iani Lauer que é filha do senhor Waldemar que construiu com as próprias mãos e doou toda a madeira do espaço.
Desde o ano passado a professora Iane Lauer articulou com a professora doutora Celina Magalhães do livro "Acolhimento Institucional de Crianças e Adolescentes" lançado ontem em Santarém, uma capacitação do pessoal da casa para se tornarem brinquedistas, as capacitações aconteceram por vinte dias na Ufopa.
Todos os facilitadores e cuidadores agora estão preparados para desenvolver atividades não somente na brinquedoteca, como em outros locais da casa.
As dezesseis crianças acolhidas foram conferir o local feito com muito carinho para elas e todas disseram que gostaram muito do local.
A Casa de Acolhimento Reviver - é um equipamento da Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) que, oferece acolhimento, cuidado e espaço de desenvolvimento para grupos de bebês, crianças e adolescentes em situação de risco, negligência e abandono, cujas famílias ou responsáveis encontrem-se temporariamente impossibilitados de cumprir sua função de cuidado e proteção. Garante privacidade, respeito aos costumes, às tradições e à diversidade de: ciclos de vida, arranjos familiares, raça/etnia, religião, gênero e orientação sexual. A casa de acolhimento funciona de forma ininterrupta, durante as 24 horas do dia, e o acolhimento é feito a partir de determinação judicial.