A Prefeitura de Santarém, por meio do Centro de Referência em Saúde do Idoso da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), valoriza a pessoa idosa com ações que ajudam a melhorar a qualidade de vida na terceira idade.
Levando em conta a política nacional de saúde da pessoa idosa, o Centro de Referência realiza ações mensais oferecendo apoio, inclusão, tratamento e cuidados aos idosos santarenos. Uma ação que aconteceu na tarde desta quarta-feira (29), no Centro de Convivência do Idoso (CCI), levou orientações e descontração para cerca de 100 idosos que participaram do evento.
Foi realizada uma palestra que tratou sobre a prevenção de quedas, onde os idosos puderam relatar suas experiências e falar sobre suas dificuldades no dia a dia. O evento contou com a parceria de acadêmicos e professores do curso de Fisioterapia da Universidade do Estado do Pará (Uepa).
Para a enfermeira Socorro Cabral, coordenadora do Centro de Referência do Idoso em Santarém, a saúde é elemento central que exerce forte impacto sobre a qualidade de vida das pessoas. "O acesso aos serviços de saúde tem modificado a imagem do abandono associada à velhice. Essa assistência à saúde tem contribuído para melhorias consideráveis na vida de nossos idosos. É por isso que buscamos incluir essas pessoas, através de ações extras que melhoram a saúde mental, levando também lazer e descontração aos nossos idosos", ressalta.
O Centro de Referência em Saúde do Idoso da Semsa atende mensalmente cerca de 350 idosos, com consultas médicas e orientações. Levando em conta a proposta de Envelhecimento Ativo, dentro das diretrizes do Ministério da Saúde, a Semsa tem buscado qualificar a atenção à saúde das pessoas idosas, contribuindo para que nossos idosos tenham maior expectativa de vida, pois envelhecer com saúde é um direito de cidadania.