Em preparação a Semana da Pátria 2018, a Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) irá realizar na próxima terça-feira (28), o I Encontro para tratar sobre o evento, a partir das 9h, na Escola de Artes Professor Emir Bemerguy, localizado na Rua Hortência, S/N, Jardim Santarém.
De acordo com o professor Marcos Gentil, coordenador geral da Semana da Pátria, serão destacados no Encontro o sentido, o tema e detalhamento da programação. O sentido da semana será enfatizado pela Secretária de Educação, professora Mara Belo; o tema será exposto pelo próprio Marcos Gentil e a professora Izivana Xavier vai detalhar a programação.
Marcos acrescentou que a Semana da Pátria 2018 foi planejada com antecedência, sob a liderança da comissão de coordenação nomeada pela Secretária de Educação, Mara Belo. A comissão é formada pelos professores Marcos Gentil, Izivana Xavier, Sabrina Magalhães e o chefe do setor de transporte da Semed, Adson Pinto. A comissão elaborou a efetiva participação das escolas, o sorteio da ordem dos desfiles e a estrutura do formato da programação a ser desenvolvida de 1º a 7 de setembro.
Ainda segundo o professor Marcos Gentil, o I Encontro da Semana da Pátria também vai possibilitar uma interação com os diretores das escolas e outras autoridades da área da educação. Sobretudo servirá para orientar, informar e, principalmente, refletir acerca do tema da Semana da Pátria deste ano, que é "Família, escola e comunidade: todos por uma CULTURA DE PAZ".
Gentil também observou que o tema deste ano tem força de lei. A Lei 9.394/1996, que objetiva trabalhar conceitos e pensamentos como o perdão e o respeito ao próximo para promover mais qualidade de vida às crianças e contribuir com a redução nos índices de violência no País. "Por isso, precisa-se fomentar essa discussão com aqueles que estão diretamente ligados às crianças, aos adolescentes e aos jovens para que possamos propagar e fortalecer a mensagem da cultura de paz nesses três espaços importantes que são: família, escola e comunidade", concluiu.