Na manhã de hoje, 28 de agosto, aconteceu no Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS), o primeiro dia do evento alusivo ao mês Agosto Dourado, voltado ao incentivo para o aleitamento materno. Na ocasião, equipes de enfermagem do setor da obstetrícia e pediatria participaram de palestra com o tema "Capacite os pais e permita a amamentação agora e no futuro".
Além da capacitação, foi realizado um mamaço na obstetrícia, uma ação organizada pelo Grupo de Trabalho Humanizado (GTH). Como apontou a palestrante do evento, Isabela dos Santos Cabral, que é especialista em UTI neonatal e pediátrica e consultora em lazer terapeuta, o Ministério da Saúde (MS) incentiva a realização da semana referente a amamentação para que as pessoas saibam, por exemplo, que o leite materno pode evitar mortes infantis e muitas doenças.
O leite materno é o alimento mais completo do mundo. "Nós reforçamos com os profissionais do HMS que orientem às mamães sobre manter exclusividade do leite materno e em livre demanda nos primeiros seis meses de vida. Depois, o leite deve ser mantido como alimento complementar até os dois anos ou mais", enfatizou.
A palestra apontou temas como a importância do aleitamento no tempo recomendado, manejo correto perante dificuldades na amamentação e melhores condutas com o bebê logo nas primeiras horas de vida. Essas dicas são cruciais para que os profissionais da saúde possam auxiliar a mãe em um aleitamento de sucesso. Houve também a atualização dos profissionais, no que diz respeito às novas diretrizes e condutas pautadas pelas recomendações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Mamaço movimentou obstetrícia
Um espaço no setor da obstetrícia foi reservado para a realização do mamaço. Várias mamães amamentaram ao mesmo tempo que recebiam orientação sobre o leite materno, a pega correta e a importância do alimento para o bebê.
Nesliane Costa, mãe de primeira viagem de uma menina, participou da ação. Para ela, eventos em que evidenciam o aleitamento materno, incentivam e instruem de forma correta são motivadores. "Eu achei uma ação muito interessante, nem todo mundo tem o entendimento de que a amamentação pode até salvar a vida do bebê. A equipe está de parabéns", destacou.
Nesliane garantiu que a filha será amamentada até os dois anos. "Minha pequena tem que receber todos os nutrientes e vitaminas do meu leite, eu não abro mão de oferecer isso a ela", finalizou.
O Agosto Dourado visa promover e capacitar, não só os pais, mas toda a sociedade. A programação do evento acaba amanhã, 29 de agosto.
_________________________
Natashia Santana - Assessora de Comunicação do HMS e UPA