1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Gerais
  4. Grupo de Trabalho retoma discussão do acordo de pesca do Lago Grande
Grupo de Trabalho retoma discussão do acordo de pesca do Lago Grande Autor: Desconhecido

Grupo de Trabalho retoma discussão do acordo de pesca do Lago Grande

Agencia Santarém
Publicado em - Atualizado
Em continuidade as discussões do acordo de pesca da região do Lago Grande, a Prefeitura de Santarém,...

Em continuidade as discussões do acordo de pesca da região do Lago Grande, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap), realizaram na manhã desta terça-feira (26), no auditório do Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental (Ciam), encontro para dar seguimentos na nova normativa que trata do acordo de pesca.

Além da gestão municipal, participaram da reunião representantes das Colônias de Pescadores Z-20 e Z-19; Conselho de Pesca do Lago Grande; Comissão de Meio Ambiente e Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais da OAB-Subseção Santarém; Instituto de Pesquisa da Amazônia/Baixo Amazonas (Ipam/Bam); Câmara de Vereadores de Santarém; Ministério Público do Estado do Pará (MPPA); Centro Regional de Governo do Oeste do Pará; Federação das Associações de Moradores e Comunidades do Assentamento Agroextrativista da Gleba Lago Grande (Feagle) e Polícia Civil (PC).

Para a coordenadora do Ipam/BAM, Alcilene Cardoso, é preciso atualizar as Instruções Normativas (INs) que regulamentam a pesca na região: "Não é só uma questão de pesca predatória. É uma série de outros pequenos delitos. Mas, conseguindo avançar na regulamentação, há essa preocupação de avançar com a fiscalização".

Em 2018, um Grupo de Trabalho (GT) da Pesca começou a ser formado na região do Baixo e Médio Amazonas, estando à frente o Centro Regional de Governo do Oeste do Pará.

"Em julho do ano passado, protocolizamos junto a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) o pedido de composição do GT no Conselho de Pesca e Aquicultura do Pará e estamos aguardando resposta", informou a representante do CIR Sandra Camargo.

A secretária de Meio Ambiente de Santarém Vânia Portela ressaltou que a partir da reunião devem ser retomadas as discussões, tendo em vista a grande demanda relacionada a pesca predatória na região. "O Lago Grande é uma das áreas que constantemente atendemos a pedidos de fiscalização, mas precisamos definir novas estratégias, observando as competências de cada órgão e a atual realidade."

Leia também:

Como resultado do encontro, novos órgãos devem ser integrados ao Grupo de Trabalho de Pesca da Região do Médio e Baixo Amazonas e em março deste ano uma nova reunião será realizada.

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.