O grupo formado por artesãos e técnicos da linha administrativa estiveram na Secretaria Municipal de Cultura (Semc) e solicitaram apoio para articular a Cooperativa de Artesanato de Santarém, nesta terça-feira (30). "Eles vieram para solicitar ajuda a implantação da cooperativa de artesanato de Santarém. O artesanato é uma arte muito expressiva em nossa cidade. E estaremos em conjunto com a Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, a Semap, que também já foi procurada por este grupo. Estaremos junto nesta articulação que visa a valorizar, divulgar e tornar mais rendável o artesanato do município santareno", assim explicou o motivo, o titular da pasta da cultura no município de Santarém, Luis Alberto Figueira.
"A cooperativa vai gerar renda para os artesãos, nós temos várias associações de artesanato, mas com nesta nova diretriz nos vamos poder participar de maiores projeto e facilitar o retorno rendável mais rápido ao artesão. Nós precisamos nos sustentar do artesanato. Temos conhecimento que muito artesão está deixando de produzir e investir neste segmento, porque não há retorno. Precisamos de uma maior organização e vemos na implantação da cooperativa o futuro melhor de retorno a classe", disse a artesã, Rose Costa.
Há previsão que no dia 15 de fevereiro, ainda com definição de local e hora ocorrerá uma reunião como maiores informações sobre a implantação da cooperativa de artesanato. O encontro será mobilizada pelo grupo de artesão, entre as assistentes técnicas administrativas parceiras, Rose Guimarães.