Os postos de trabalho gerados no município são fruto de um trabalho da Prefeitura de Santarém que inclui captação de recursos públicos para a realização de obras gerando empregos diretos e indiretos.
O bom momento que a economia santarena vive pode ser explicado pelos números registrados através do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), órgão ligado ao Ministério da Economia. O resultado do mês de maio aponta que o município fechou com saldo positivo de 97 postos de trabalho, o que representa o quarto mês consecutivo de balanço favorável.
A situação econômica do país ainda é delicada, apesar da recuperação de alguns setores da economia. Os investimentos ainda são considerados baixos, já que muitas empresas aguardam o desfecho da votação da Reforma da Previdência. De acordo com a Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Tecnologia (Semdec), da Prefeitura de Santarém, o saldo positivo para o mês de maio é impulsionado pelos bons resultados apresentados no setor de comércios, serviços e agropecuária, com 365, 254 e 82 admissões, respectivamente.
Acumulado
No acumulado do ano de 2019, Santarém registra saldo positivo de 329 empregos. Até o momento, foram 4.035 admissões contra 3.706 desligamentos. É uma clara evolução, considerando os anos de 2015 e 2016, quando o município registrou preocupantes saldos negativos de 425 e 792 postos de trabalho. Veja a evolução:
Os postos de trabalho gerados em Santarém são fruto de um trabalho da Prefeitura de Santarém que inclui captação de recursos públicos para a realização de obras, que movimentam diversos setores e geram empregos diretos e indiretos; austeridade em relação aos gastos públicos e atração de investimentos privados.
Esse resultado manteve Santarém na quarta posição no Ranking dos 10 municípios do estado que mais geraram empregos. O município ficou atrás, apenas, de Parauapebas, Castanhal e Marabá e à frente de Redenção, Itaituba, Abaetetuba, Santana do Araguaia, Ulianópolis e Óbidos.