1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Gerais
  4. Festival de Bandas e Fanfarras agita público e exibe talentos no Colosso do Tapajós
Festival de Bandas e Fanfarras agita público e exibe talentos no Colosso do Tapajós Autor: Desconhecido

Festival de Bandas e Fanfarras agita público e exibe talentos no Colosso do Tapajós

Agencia Santarém
Publicado em - Atualizado
Dezoito escolas se apresentaram na primeira noite do 12° Festival de Bandas e Fanfarras, sexta-feira...

Dezoito escolas se apresentaram na primeira noite do 12° Festival de Bandas e Fanfarras, sexta-feira (14), em Santarém. Nesta edição, o evento voltou a ser realizado no estádio Colosso do Tapajós depois de 11 anos. Nesse período teve como espaço das apresentações a Avenida Tapajós, Orla de Santarém. O Festival de Bandas e Fanfarras de Santarém é um dos maiores eventos dessa categoria realizado na região Norte do Brasil. Participam do festival escolas de Santarém, Itaituba, Curuá, Óbidos e Belterra, disputando as três categorias: Banda de Percussão e Fanfarra Simples, e hoje Banda de Música, com a participação de escolas do município de Itacoatiara, do estado do Amazonas.

Na categoria Banda de Percussão, com muito ritmo, coreografia e entusiasmo, na primeira noite, a Escola Hilda Mota abriu o evento seguida pelas escolas: Haroldo Veloso, Maria Amália, Tiago Xisto de Aragão e Boa Fé (Lago Grande), Romana Tavares Leal, Corporação de Música Estrela Negra, escola Maria Aparecida de Sousa Costa (Itaituba) e a escola Jader Barbalho.

Na categoria Fanfarra Simples, a primeira escola a se apresentar foi São José (Óbidos), seguida por Antônio Gonzaga Barros (Itaituba) Santo Antônio (Belterra), Inglês de Souza (Óbidos), Vila Nova e Lírio dos Vales (Lago Grande), Ezeriel Mônico de Matos e Soraya Marques Chaib (Curuá), finalizando com a participação especial da escola José de Alencar.

O prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, ao final das apresentações disse que se sentia muito feliz pela dimensão, qualidade e organização do Festival de Bandas e Fanfarras de Santarém. "Com isso, o evento atrai escolas da cidade, do interior, das cidades vizinhas e até do estado do Amazonas, o que demonstra o grande sucesso do festival", destacou.

O prefeito também ressaltou que a mudança do local de realização do evento da Avenida Tapajós para o estádio Colosso do Tapajós ficou bem melhor devido à segurança e o conforto oferecidos ao grande público que prestigia ao festival. Nélio disse ainda que bem diferente da Orla da cidade que não dispõe de arquibancada suficiente para as pessoas assistirem as apresentações sentadas, assim como a visualização fica prejudicada. Bem diferente do estádio onde todos podem ficar sentados e a visibilidade é favorável a todos.

"Isso demonstra o compromisso da gestão municipal em oferecer oportunidade para todos e em se tratando do Festival de Bandas e Fanfarras, dando as condições necessárias para que os estudantes, a juventude que integra as bandas e fanfarras sejam prestigiadas e possam mostrar os seus talentos, criatividade e suas aptidões", avaliou gestor municipal. "Depois de um longo período de ensaio, as bandas e as fanfarras fazem sempre uma bela apresentação para brindar o grande público que comparece para assistir ao festival", concluiu Nélio Aguiar.

O coordenador do Núcleo de Esporte e Lazer (NEL) da Secretaria Municipal de Educação, José Maria Lira, avaliou a primeira noite do festival de forma positiva. Principalmente, de acordo com a sua análise, em relação ao comparecimento do público bem acima das expectativas da coordenação. Lira disse que todas as bandas e fanfarras também se apresentaram com um nível acima do que exige a competição. "O saldo final da noite deste dia 14 de setembro foi positivo. Neste momento, só alegria e musicalidade pulsam em nosso coração", comemorou.

José Maria também destacou o trabalho da equipe técnica que cumpriu o regulamento em sua totalidade, a começar pelo horário que estava previsto para as 19h e começou exatamente no horário. Além disso, as bandas e fanfarras também contribuíram bastante seguindo as orientações do regulamento do festival.

Lira também falou da programação deste sábado, 15, que vai iniciar no mesmo horário de ontem, com a participação de 13 bandas e fanfarras que vão disputar a categoria Banda Musical. Na oportunidade, o coordenador do NEL convidou a população de Santarém para prestigiar o festival. A entrada é franca, mas quem puder contribuir com um quilo de alimento não perecível também vai ajudar o projeto social Casa Azul, que assiste pessoas portadoras de autismo.

O Festival de Bandas e Fanfarras de Santarém continua neste sábado, 15, e se estende até segunda-feira, 17, a partir das 18h, no Colosso do Tapajós, com o desfile das campeãs, quando o público vai conhecer as vencedoras do 12º Festival de Bandas e Fanfarras de Santarém.

Confira a ordem de apresentação do festival deste sábado, na categoria Banda Musical
1ª Escola Princesa Izabel;
2ª Escola Pedro Álvares Cabral;
3ª Escola José Carlos Martins Mestrinho – Itacoatiara;
4ª Escola Afro Amazônida – Santarém-Planalto – Curuá-Una;
5ª Escola Professora Adélia Figueira – Oriximiná;
6ª Escola Diocesana São Francisco;
7ª Escola Rodrigues dos Santos;
8ª Escola Deputado Ubaldo Corrêa;
9ª Escola Maria de Lourdes Almeida;
10ª Escola Almirante Soares Dutra;
11ª Escola Nova Esperança – Alenquer;
12ª Escola Prefeito Carim Melem – Monte Alegre
13ª Escola Álvaro Adolfo da Silveira.

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.