O Mercado das Flores, localizado no complexo do Mercado da Prainha, completou dois anos de funcionamento no último sábado (24). Para marcar a data, a Associação Flores do Tapajós em parceria com a Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), preparou uma agenda especial de atividades para celebrar o segundo ano de existência do Mercado das Flores em Santarém.
A programação iniciou na última quinta-feira (22) e encerrou no domingo (25). A festa reuniu minicursos e palestras sobre os temas: Rosa do Deserto e Orquídeas, Cultivo geral de plantas ornamentais e Preparo de substrato e técnicas de plantio, além do tradicional bolo e comes e bebes.
"Estivemos no evento de comemoração de dois anos da implantação do mercado das flores em santarém. Nos sentimos honrados em estar participando deste evento, considerando que esta atividade é importante para o município, quanto a questão social e econômica. Ficamos mais felizes ainda como município, em poder ceder esse espaço de maneira legal para Associação Flores do Tapajós, para que possam estar realizando sua comercialização e trabalhando a geração de renda", declarou o secretário da Semap, Bruno Costa.
Além dos cursos, quem foi ao Mercado das Flores pôde acompanhar as últimas novidades na área da floricultura. O Mercado é o principal ponto de venda de plantas em Santarém. Agrega mais de 5 mil espécies ornamentais, frutíferas, arbóreas e medicinais, sendo abastecido três vezes por semana com novas variedades.
O Mercado foi inaugurado em Santarém, oeste do Pará, no dia 25 de novembro de 2016. O Espaço Municipal foi cedido por 15 anos para a Associação Flores do Tapajós. Atualmente a associação reúne 30 produtores que se dedicam ao cultivo de plantas e flores em Santarém, além de incentivar o fortalecimento da floricultura na região tornando ela mais forte.
"Estamos felizes em poder estar celebrando esse aniversário. Sabemos o quanto essa feira é importante para nós como produtores. Atualmente várias pessoas se dedicam ao cultivo de plantas e flores em Santarém. Com isso vindo fortalecer comércio da floricultura na cidade tornando ela ainda mais forte", destacou Luiz Alberto, presidente da Associação Flores do Tapajós.