Alunos do 5º ao 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal João Batista Miléo participaram, na manhã desta quinta-feira (5), de palestras educativas sobre primeiros socorros, alimentação saudável e a importância da criação do Estado do Tapajós. A ação faz parte da programação da 3ª etapa da edição 2018, do Projeto Prefeitura nos Bairros/Comunidades – PPB.
A palestra ministrada pelo enfermeiro do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Tiago Tapajós, foi realizada de forma teórica e prática e abordou temas como avaliação da vítima, atendimento a traumas, obstrução respiratória, hemorragias, fraturas e atendimento ao SAMU, via telefone pelo 192.
Para o diretor da unidade escolar, Ernandi Paiva, a palestra sobre primeiros socorros é necessária para alunos, servidores e a comunidade. "Esse tema é muito importante para todos nós, independentemente de ser estudante ou não. São informações valiosas que ajudam a salvar vidas", afirmou.
Os alunos receberam também orientações sobre a importância da alimentação saudável. Segundo o diretor da instituição esse é um dos temas que já vem sendo trabalhado pela escola, com o objetivo de incentivar os estudantes a terem o hábito de se alimentarem de forma correta. Os pontos destacados pelos palestrantes foram: os benefícios da alimentação correta com a inserção de frutas, verduras e legumes no cardápio escolar.
A escola também recebeu o Presidente do Instituto Cidadão Pró – Estado do Tapajós (ICPet), Jean Carlos Leitão, que de forma educativa informou aos alunos a importância da criação do Estado do Tapajós. "De forma didática, os alunos participaram do Projeto Você no Congresso Nacional, onde as crianças tiveram participação ativa e escreveram cartas para tentarmos aprovar as PECs que estão no Congresso Nacional e pedem consulta plebiscitária para as áreas que serão emancipadas", explicou.
Projeto Prefeitura nos Bairros/Comunidades
O PPB, como é carinhosamente chamado, é um projeto criado no primeiro ano de gestão do prefeito Nélio Aguiar. A iniciativa integra a política de inclusão do governo, cujo o foco principal é a gestão participativa. O Projeto leva atendimentos importantes nas áreas da saúde, educação, cidadania, esporte, assistência social, entre outros, aos lugares mais distantes da área urbana do município.
Em 2017, quando foi realizada a primeira edição, o projeto visitou 23 bairros e três comunidades da região do Planalto, promovendo mais de 50 mil atendimentos.
Saiba Mais: