A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), está entregando um novo carregamento de produtos industrializados que fazem parte do cardápio da alimentação servida nas escolas da rede municipal de ensino de Santarém. Até esta sexta-feira (27), será concluída a entrega dos produtores para as escolas localizadas na zona urbana e nas regiões do Eixo Forte e Planalto.
Confira outras ações da Prefeitura de Santarém
Entre os produtos, o carregamento conta com: feijão, arroz, macarrão, óleo de soja, farinha de mandioca, farinha de trigo, leite em pó, formulado para mingau, biscoito. As escolas também estão recebendo produtos perecíveis e proteínas, como, frango, carne bovina e ovos.
A partir de segunda-feira (30), também estarão recebendo produtos industrializados, as escolas municipais localizadas na região da PA-370 (Santarém/Curuá-Una) e comunidades de rios.
Segundo a Divisão de Atendimento ao Educando da Semed, os alimentos são suficientes para os 22 dias letivos do mês de novembro.
Agricultura familiar
Na semana passada, a Semed realizou a chamada pública da agricultura familiar, que tem como objetivo contratar com cooperativas e micro empreendedores individuais que fornecerão produtos como frutas, verduras, legumes e polpas, para enriquecer a alimentação que é servida às crianças atendidas pela rede municipal de ensino.
Sete cooperativas se habilitaram na chamada pública. Porém, apenas seis apresentaram as amostras dos produtos, estando aptas a contratar com o município para a alimentação escolar.
A partir de segunda-feira (30), as cooperativas começam a entregar no depósito de merenda escolar da Semed os produtos que serão distribuídos no mesmo dia e, na terça-feira (31), para as escolas da zona urbana, Eixo Forte e Planalto.
Os contratos da chamada pública contemplam a aquisição de produtos da agricultura familiar para 10 meses, sendo dois meses de 2017 e mais oito meses de 2018.