4. Escolas da Rede municipal participam de campanha de prevenção à exploração sexual e ao trabalho infantil
Escolas da Rede municipal participam de campanha de prevenção à exploração sexual e ao trabalho infantil Autor: Desconhecido

Neysle Magalhães
A campanha é realizada pelas secretarias de Educação e Assistência Social

A Prefeitura de Santarém, por meio das Secretarias de Educação (Semed) e Assistência Social (Semtras), inicia a partir desta sexta-feira (17) uma campanha de prevenção ao trabalho infantil e à exploração sexual de crianças e adolescentes no município de Santarém. A ação é realizada em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdca), Ações Estratégias do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI) e Ministério Público do Trabalho (MPT).

De acordo com a Assessora de Ensino da Semed, Jessica Ninas, a Secretaria de Educação inicia a campanha nesta sexta, às vésperas do carnaval por ser um período onde as crianças ficam em maior vulnerabilidade.

“A nossa campanha tem como objetivo alertar as famílias em relação ao trabalho infantil e à exploração sexual uma vez que muitos pais levam os filhos para brincar o carnaval e acabam passando do horário permitido para as crianças, isso pode ser perigoso, pode tornar as crianças ainda mais vulneráveis”, ressaltou Jéssica.

Ainda de acordo com Jéssica, a Semed encaminhou às escolas um folder informativo incluindo o Disk 100 que é exclusivo para denuncias relacionadas ao trabalho infantil e à exploração sexual. Esse folder deve ser encaminhado às famílias como forma de conscientizar pais e responsáveis. As denúncias podem ser feitas pelo Disque Direitos Humanos através do número 100.

"É muito importante que possamos proteger nossas crianças e adolescentes, seja da exploração sexual,  seja na prevenção ao trabalho infantil, é dever de todos nós e contamos mais uma vez com o apoio da população para que Santarém possa de fato proteger as crianças e adolescentes neste Carnaval. Temos o principal  canal de denúncias que é  o disk 100 e contamos com 3 Conselhos Tutelares, 2 em Santarém e 1 em Alter do Chão, que estarão em plantão durante 24 horas recebendo as demandas. Juntos somos mais fortes", observou Celsa Brito, Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social.