Um avanço visível e extremamente positivo - é assim que descrevemos a atual fase da Escola de Artes Emir Bemerguy, ligada a Secretaria Municipal de Educação (Semed), da Prefeitura de Santarém.
A Escola que antes atendia pouco mais de 200 alunos, passou a atender, desde 2017, 1.362 alunos. A mudança foi expressiva graças a uma reavaliação no processo de trabalho dentro da instituição, e a primeira modificação foi oferecer no lugar de oficinas, que duravam em média 3 meses, a realização de cursos de no mínimo um ano. A partir daí, a procura em busca de cursos ofertados pela Escola de Artes, foi bem maior por parte da população.
Junto ao processo de reavaliação, a coordenação da Escola também investiu na formação dos professores e no planejamento prévio das aulas ofertadas. Vantagem para quem estuda e também para quem trabalha no local. "Além das formações, a Escola de Artes começou a realizar exposição de tudo que é feito dentro da instituição. Uma forma de comprovar para sociedade que o trabalho está sendo feito e que nossos alunos estão envolvidos com seus cursos. Todos os anos a gente fecha o semestre com esse retorno à comunidade", afirmou a pedagoga da escola de Artes, Quezia Xabregas.
Enquanto curso, e não mais como oficina, os alunos da Escola de Artes tem ainda o direito ao certificado ao final da formação. A iniciativa também foi uma das grandes responsáveis pelo aumento na procura por vagas na escola. É importante destacar que todos os cursos ofertados na Escola de Artes Emir Bemerguy tem custo zero para a população, e o atendimento é ofertado dos 5 anos de idade em diante.
Saiba quais cursos são ofertados na escola de Artes:
Além disso, a Escola de Artes coordena o projeto Música na Escola que atende cerca de 800 alunos distribuídos em 5 Escolas da Rede Municipal, são elas:
Cada escola possui uma banda de música, assim como aulas de flauta doce.
O Festival de Bandas de Santarém, conhecido em toda a região Oeste e com grande participação todos os anos, também é coordenado pela escola de Artes.
Recentemente a Escola também assumiu a Coordenação do Projeto Vaga Lume, que atende 5 comunidades da região de rios levando e fomentando a leitura nas comunidades.
Os interessados nas vagas, precisam ficar atentos ao período de matrícula. Este ano, as inscrições serão abertas no dia 30 de julho.
"Para realizar a inscrição basta levar cópia da certidão de nascimento ou RG, CPF E comprovante de residência. Nossa única dificuldade é que nem sempre todos os cursos estão disponíveis quando abre o período de inscrição, alguns não ofertam vagas nesse período de meio do ano, e então, os candidatos terão que ter um pouquinho de paciência ou ingressar em um outro curso até que o desejado ofereça vaga", explicou Monique Marinho, coordenadora da escola de Artes.
As aulas da Escola de Artes são ofertadas no período da manhã, tarde e noite.