4. Escola da comunidade Urucureá recebe ação de educação ambiental do Projeto Sala Verde
Escola da comunidade Urucureá recebe ação de educação ambiental do Projeto Sala Verde Autor: Desconhecido

Agencia Santarém

O Projeto Sala Verde segue com atividades de educação ambiental pelas comunidades. Na manhã de quarta-feira (21), o projeto contemplou a Escola Dom Pedro I, localizada na comunidade ribeirinha Urucureá. O Projeto Sala Verde é de iniciativa da Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental (Ciam) e visa levar ações pedagógicas de conscientização ambiental às crianças e jovens de bairros e comunidades de Santarém.

A programação iniciou com a plantação de mudas. OCiam cedeu à escola ao todo 25 mudas das seguintes espécies: 5 Sapopiras, 15 Owtis e 5 Paus-pretos. Os educadores ambientais do Ciam auxiliaram na plantação explicando aos funcionários da escola e às crianças a maneira correta de plantar e cuidar das plantas. "O moço ensinou direitinho, tem que molhar a terra, cavar, colocar a plantinha e depois tirar o saco plástico e jogar no lixo, foi bem legal! Dei até meu nome pra minha plantinha, vou cuidar bem dela", disse entusiasmada Vivian Marina, aluna do 3º ano.

Em seguida foi realizado o Cine Ambiental, um cinema educativo pra criançada, que ensina de forma divertida sobre a preservação do meio ambiente, lições como a separação do lixo para a coleta seletiva, os 3 Rs (Reduzir, Reciclar e Reutilizar) e o combate ao desperdício de água se fizeram presentes e mantiveram a atenção dos alunos.

Em seguida a programação continuou com as brincadeiras e jogos pedagógicos ministrados pela Abelhinha, a mascote do Projeto Sala Verde. Entre as brincadeiras estiveram presentes os quebra-cabeças e a Trilha Ecológica. Os pequenos se divertiram bastante enquanto aprendiam mais sobre a preservação do meio ambiente através das mensagens da Trilha Ecológica além de terem ganhado prêmios ao fim das brincadeiras.

A programação encerrou com uma palestra direcionada aos jovens e adultos dando orientações sobre preservação ambiental como o descarte correto de resíduos e uso consciente de água, além de ter sido entregue uma lixeira ecológica à escola.

Segundo a coordenadora Pedagógica da escola, Ivete Matos, ações da prefeitura como essa são importantíssimas pra auxiliar na conscientização e preservação do meio ambiente. "Esse tipo de projeto é muito bem vindo a meu ver, as crianças acabam aprendendo muito mais durante as brincadeiras e acabam levando esse conhecimento para suas casas tornando-as agentes multiplicadores. Isso mostra o compromisso da prefeitura com as comunidades e espero que alcance cada vez mais escolas", concluiu.