A Prefeitura de Santarém, por meio da equipe do Programa Saúde na Escola (PSE) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), está realizando visitas às escolas das comunidades de Vila Paissandu e Vila Curuai, região do Lago Grande, implantando o grupo de adolescentes como multiplicadores do programa, bem como montando o Projeto Espaço Saúde na Escola, também como parte do PSE.
A equipe está naquela região desde o dia 20, desenvolvendo as ações do projeto. Até o dia 27 deste mês, os profissionais da Semsa estarão capacitando 253 estudantes de Vila Payssandu e 1.603 estudantes de Vila Curuai.
Com o tema: "A Promoção da Saúde e Prevenção de doenças é o melhor caminho para manter as crianças e adolescentes saudáveis na Escola", a equipe coordenada pela enfermeira Graça Almeida, coordenadora do Programa de Saúde da Criança e do Adolescente da Semsa e também coordenadora do PSE, visitou a Escola São Vicente de Paulo, em Vila Paissandu no Lago Grande, nos dias 20 e 21, onde manteve encontro com estudantes, educadores, equipes de Saúde (agentes Comunitários de Saúde, Enfermeiros e Técnicos de enfermagem) e pais dos alunos, para apresentar as diretrizes do projeto e fazer o planejamento das ações do Programa para o ano de 2019.
Na ocaisão, participaram 20 educadores e 8 profissionais da Saúde onde foram reproduzidas as ações do Fórum do PSE realizado no dia 8 de março em Santarém. Foram repassadas orientações sobre o PSE, semana de saúde na escola, importância da imunização (com administração de 32 doses das vacinas HPV, DT, influenza, meningocócica), orientações sobre prevenção da gravidez na adolescência, testes rápidos (60 testes rápidos: HIV, sífilis, hepatites B e C), implantação de 280 cadernetas do adolescente para meninos e 280 cadernetas do adolescente para meninas. Foi ainda implantado o grupo de adolescentes na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Vila Paissandu. No segundo dia na escola, foi realizada a apresentação das diretrizes do programa bem como o planejamento das ações do PSE para o ciclo 2019, para isso, estiveram presentes 19 educadores e equipe de saúde da comunidade.
Nesta sexta-feira (22), a equipe partiu para a comunidade de Vila Curuai, onde também reuniu com alunos, educadores, equipe de Saúde e pais para apresentar as diretrizes e planejar as ações do Programa para o ano de 2019. O local escolhido foi o Centro Paroquial.
Nesta segunda-feira (25), a equipe continuará em Vila Curuai, onde deve reunir na Escola Municipal de Ensino Fundamental Frei Gilberto Wood. Na terça-feira (26) será a vez da escola municipal Tiago Xisto de Aragão e na quarta-feira (27), o encontro será na Escola Estadual Antônio Figueira.
Em Vila Curuai, a coordenadora do programa espera contar com a participação de 162 profissionais da saúde, além de educadores e pais de alunos. Lá também será implantado o Grupo de Adolescentes da Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) de Curuai. "Nosso objetivo é desenvolver ação obrigatória e prioritária do Programa Saúde na Escola (Ação de combate ao mosquito Aedes aegypti e Prevenção da Gravidez na Adolescência) com implantação do PSE também nas Escolas do interior. Mas principalmente nossa finalidade é acompanhar de perto nossos estudantes adolescentes, prevenindo doenças e evitando a evasão escolar", afirmou Graça Almeida.
Em todas as escolas visitadas, a equipe do PSE vem realizando atividades educativas com os temas: Dengue e Zica Vírus, Prevenção de Gravidez na Adolescência, implementação da Caderneta do Adolescente, atualização vacinal, realização de testes rápidos, avaliação antropométrica, aferição da pressão arterial e administração de albendazol.
O encerramento das atividades acontece neste dia 27, com um Festival de Paródias realizado pelos estudantes, sobre os temas desenvolvidos.