4. Equipe do Samu sofre perseguição ao prestar socorro à vítima de baleamento
Equipe do Samu sofre perseguição ao prestar socorro à vítima de baleamento Autor: Desconhecido

Equipe do Samu sofre perseguição ao prestar socorro à vítima de baleamento

Socorristas sempre a postos para salvarem vidas.Socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Santarém, que estavam no plantão no início da noite desta quinta-feira (29), passaram por uma situação perigosa durante atendimento a uma ocorrência no bairro Nova República. Após terem sido acionados para prestar atendimento a uma vítima de baleamento por arma de fogo, no deslocamento para o Hospital Municipal Alberto Tolentino Sotelo, eles perceberam que estavam sendo perseguidos por dois motociclistas.

Estavam no plantão o enfermeiro Tiago Tapajós, o técnico de enfermagem Joelson Monteiro e o condutor Luís Costa. Eles já estavam com a vítima na ambulância, um menor de 16 anos, que foi baleado na mão e no cotovelo. Na altura da Avenida Tancredo Neves, a equipe percebeu que a ambulância estava sendo seguida por dois elementos em duas motocicletas. "Eles faziam sinal para a gente parar. Nós percebemos isso e o condutor da ambulância acelerou mais. A vítima também estava muito assustada e nervosa, pedindo para que nós não parássemos e tirássemos ele dali", contou o enfermeiro Tiago Tapajós.

Serviço do Samu é um dos mais importantes da saúde pública.A perseguição só cessou após os socorristas pedirem ajuda à Polícia Militar, através do Niop. A viatura policial conseguiu alcançar a ambulância na altura da Avenida Sérgio Hein com a Travessa Edivaldo Leite. Assim que os elementos perceberam a chegada da polícia, empreenderam fuga e tomaram rumo ignorado.

"Tememos pela nossa vida, pois não sabíamos o que poderia acontecer naquele momento. De qualquer forma, temos o dever de prestar socorro a qualquer um que precise, independente de quem seja, mesmo que isso signifique colocar a nossa própria vida em risco", destacou Tiago Tapajós.

Esses são alguns dos desafios enfrentados por estes profissionais que diariamente buscam salvar vidas nas diversas ocorrências que atendem. Um trabalho em equipe fundamental para que o atendimento ocorra dentro do previsto. O reconhecimento desse trabalho é de suma importância e serve como estímulo a esses profissionais que desempenham um papel tão importante no atendimento à população nos casos de urgência e emergência.