4. Equipe do Samu resgata paciente em surto psicótico na comunidade de Tucumatuba
Equipe do Samu resgata paciente em surto psicótico na comunidade de Tucumatuba Autor: Desconhecido

Equipe do Samu resgata paciente em surto psicótico na comunidade de Tucumatuba

Paciente estava ameaçando moradores da comunidade. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), disponibilizado pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), se deslocou na manhã desta quarta-feira (28), até a comunidade de Tucumatuba, região de Boim (Rio Tapajós), para atender um paciente em surto psicótico que vinha colocando em risco a vida dos moradores da comunidade.

O paciente Gabriel Guimarães da Conceição, de 29 anos, ateou fogo na casa da mãe que conseguiu sair da casa em chamas e pedir ajuda. A dona de casa acionou a enfermeira da comunidade que pediu apoio ao Samu. A equipe, comandada pelo enfermeiro Joziel Colares, fez o deslocamento até a comunidade com a ajuda da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Capitania Fluvial de Santarém e uma empresa particular de navegação.Equipe que trabalhou à frente da missão.

De acordo com o enfermeiro Joziel, quando a equipe chegou ao local, o rapaz ainda estava muito alterado, bastante agressivo e precisou ser algemado. "Os moradores da comunidade estavam com medo dele, pois ele estava em surto ameaçando as pessoas. Tomamos todos os cuidados necessários para evitar maiores problemas e agora ele será encaminhado para o tratamento médico adequado", salientou Joziel Colares.

Em mais uma ação eficaz da equipe do Samu, o rapaz veio recebendo todo o atendimento necessário durante sua condução à Santarém. A equipe, que chegou a pouco da comunidade, encaminhou o paciente ao Hospital Municipal Alberto Tolentino Sotelo, onde ele será internado, avaliado e medicado.