A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) viajou por 10 dias, no período de 23 de abril a 2 de maio com a Equipe de Saúde da Família Fluvial (ESFF) Abaré I cumprindo o cronograma anual pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), da Prefeitura de Santarém para a região do Tapajós (área ribeirinha).
A equipe volante do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Ribeirinho composta por assistente social; psicólogo, dois administrativos e o Conselho Tutelar III, fizeram 1.425 atendimentos em 27 comunidades da região, entre esses atendimentos; 711 pessoas participaram de roda de conversa sobre temas de violência sexual; violações de direitos de crianças e adolescentes e orientações sobre os serviços que a Semtras oferta; 430 pessoas receberam orientações sobre programa Bolsa Família (PBF); Benefício de Prestação Continuada (BPC); Minha Casa Minha Vida; Tarifa Social de Energia; Cadastro Único entre outros. A equipe também realizou 89 atendimentos sociais por meio de escutas qualificadas, orientações e encaminhamentos. 48 Pessoas foram inclusas no Cadastro Único e 86 fizeram as atualizações no CadÚnico.
A integrante da equipe volante do Cras Ribeirinho, assistente social Idia Ferreira comentou a experiência de viagem conjunta com a equipe do Abaré. "Foi extremamente importante irmos até às comunidades. Foi satisfatório levarmos orientações necessárias para várias famílias".
A secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito avaliou a ação conjunta. "Foi uma grande oportunidade de levarmos orientações fundamentais para essas comunidades mais distantes. Sabemos da dificuldade que eles têm de chegar até a cidade, e o nosso atendimento foi bem amplo e necessário. Que possamos estar cada vez mais próximos dessa comunidade na região de rios.