Gestores federais, estaduais e municipais da região Norte participaram hoje, 13, do I "Encontro de autoridades locais da Amazônia". O objetivo foi discutir a situação dos municípios e buscar melhorias para problemas em comum, encontrados pelos prefeitos. O evento, que foi promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), com o apoio da Prefeitura de Santarém, ocorreu no auditório do Barrudada Tropical Hotel, localizado na Avenida Mendonça Furtado, 4120, bairro: Liberdade.
Durante o evento, foram debatidos os seguintes temas: Pauta municipalista nacional com o Executivo e o Legislativo Federal; A relação interfederativa e seu impacto na gestão pública municipal (pessoal, financeira, estrutural e administração), entre outros assuntos.
Para o Presidente da Federação das Associações de Municípios do estado do Pará (Famep), coordenador da região Norte da CNM e prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, os gestores devem estar cada vez mais unidos em busca de novos recursos e oportunidades para suas cidades.
"É muito importante a gente ter essa integração, nós temos vários presidentes representando vários municípios da região Norte da Amazônia. Temos uma pauta comum, temos a mesma realidade, as mesmas demandas, as mesmas angústias, os mesmos sofrimentos. A ideia é construirmos estratégias conjuntas em cima dessa pauta de desenvolvimento da Amazônia e fortalecimento do movimento municipalista para que, realmente, os municípios e as prefeituras tenham uma maior autonomia financeira. Com a união de todos será possível avançar e desenvolver melhor os municípios que compõem a Amazônia. O principal desafio é fazer com que as decisões do governo central leve em consideração a realidade amazônica e o alto custo que nos temos para desenvolver políticas públicas e executar os programas criados pelo governo federal", pontuou Nélio.
O presidente da Associação dos Municípios da Calha Norte (Amucan) e prefeito de Oriximiná, Antonio Odnelio Tavares da Silva, falou da importância das articulações e parcerias estratégias dos municípios para serem atendidos junto ao Governo Federal e Estadual. "Esse encontro está sendo de grande importância para nossa região que é tão esquecida pelos nossos governantes e que agora abre os olhos para que de fato nossa região comece avançar. A gente sofre com falta de políticas públicas, por isso acreditamos e apostamos nesse novo governo para que a gente consiga desenvolver em todas as áreas e possa gerar emprego e renda e melhorar a vida do nosso povo", acrescentou.
Segundo o consultor da CNM, Joarez Henrichs, esse é um momento importante para que os municípios elaborem ações conjuntas para alcançarem resultados positivos. "Estamos aqui para mostrar um pouco do que a gente busca da nossa pauta municipalista que beneficiam os municípios e estados do país. Nós queremos que os prefeitos sejam corporativistas, ou seja, que trabalhem e busquem ações em grupo com o objetivo de fortalecer as relações intermunicipais para terem melhores resultados nas suas demandas junto ao novo governo", concluiu.
A mesa de abertura do encontro foi composta pelo Presidente da Famep, coordenador da região Norte da CNM e prefeito de Santarém, Nélio Aguiar; vice-presidente da CNM e presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), Jairo Mariano; o Prefeito de Manaquiri e Diretor da CNM, Jair Souto; o Presidente da Associação dos Municípios do Estado do Amapá (AMEAP), Ofirney Sadala; o prefeito de Senador Guiomard, André Maia; o prefeito de Guajará-Mirim, Cícero Noronha e o deputado federal eleito, Júnior Ferrari.
Também estiveram presentes no evento, vereadores, secretários municipais, técnicos, presidentes e representantes das regiões do Pará, Tocantins, Acre, Amapá e Rondônia e demais interessados no tema.