Visando melhorar e humanizar cada vez mais o atendimento médico na cidade, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou nesta terça-feira (12), um encontro com os profissionais que fazem parte do Programa Mais Médicos, no município. O evento, que aconteceu na sede do Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental (Ciam), contou com a participação de 25 dos 29 médicos que fazem parte do Programa Mais Médicos, além de enfermeiros, técnicos de enfermagem e representantes do Conselho Municipal de Saúde.
Trata-se de uma iniciativa da gestão municipal, que foi coordenada pela Divisão da Atenção Básica da Semsa, com o objetivo de avaliar a qualidade no atendimento médico, as atividades desenvolvidas e a quantidade de atendimentos oferecidos pelas equipes de Estratégia Saúde da Família, aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), em 2017.
Ao todo, 29 equipes (médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, Agentes Comunitários de Saúde e pessoal de apoio) atuam na Estratégia Saúde da Família, atendendo nas unidades das regiões de rios, planalto e zona urbana do município. No encontro, as equipes foram incentivadas a continuar com a excelência no atendimento aos pacientes e, os médicos, a envolverem todos os membros das equipes no processo de trabalho e formação para um atendimento cada vez melhor. Para isso, eles devem realizar treinamentos em suas unidades, envolvendo todos os funcionários, inclusive o pessoal de apoio como por exemplo, vigias, recepcionistas e serviços gerais.
O encontro resultou ainda na elaboração de proposta para ser implementada em 2018. No próximo ano, os médicos e suas equipes devem realizar, pelo menos uma vez por mês, atividades de promoção de saúde e prevenção em escolas públicas do município, levando palestras educativas, atendimento individual e consulta médica. Cada equipe saiu com o compromisso de elaborar seus calendários de atividades para 2018, respeitando o calendário escolar, com as atividades iniciando assim que começarem as aulas e o objetivo é tornar o atendimento de saúde mais acessível à comunidade.