4. Empresário de São Paulo planeja implantar projeto gastronômico em Santarém
Empresário de São Paulo planeja implantar projeto gastronômico em Santarém Autor: Desconhecido

Empresário de São Paulo planeja implantar projeto gastronômico em Santarém

Zena Carmo, Técnicos da Semtur, Paulo Assumpção, Saulo Jennings e o secretário Diego PinhoO secretário municipal de Turismo Diego Pinho e técnicos da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) da Prefeitura de Santarém receberam na manhã desta quarta-feira (6), em reunião, os chefes de cozinha Zena Carmo e Paulo Assumpção, da empresa Cooking Brasil - agência de experiências gastronômicas especializadas em cozinhas regionais. O encontro discutiu a implantação de um projeto na região sobre pratos da culinária tapajônica, com referência na cultura indígena.

De acordo com Pinho, com base no Projeto Cozinha Tapajós realizado em 2018, constatou-se a viabilidade do novo Projeto e a importância para o fortalecimento e reconhecimento da potencialidade gastronômica tapajônica. "O empresário Paulo Assumpção veio de São Paulo conhecer as experiências exitosas da culinária tapajônica para a formatação de um projeto que traga turistas para conhecer de perto a gastronomia do Tapajós, que por conta do Cozinha Tapajós está a cada dia agradando os paladares de pessoas em todo o Brasil, despertando o interesse do empresário em elaborar pacotes turísticos para os interessados em conhecer a culinária dos chefes aqui da região, tendo como destaque o premiadíssimo chefe santareno Zena Carmo, que foi o campeão do Festival Cozinha Tapajós", explicou.

Chef Zena CarmoO empresário da área gastronômica Paulo Assumpção, formado pela Escola Wilma Kövesi de Cozinha de São Paulo destacou que o interesse em formatar um projeto na região se deu por conta de viagens por todo o Brasil, nas quais explorou as várias especialidades da cozinha regional e a gastronomia tapajônica foi a que mais lhe chamou atenção. "Na realidade, quando terminei meu Curso de Gastronomia, a ênfase na culinária brasileira, com base nas várias regiões do Brasil que tem influência africana, europeia e portuguesa, promovi cursos livres em viagens de vivências gastronômicas. Fui pesquisando ideias na área e cheguei a conclusão que a região do Tapajós é rica na área gastronômica, com uma diferenciação na culinária indígena, então pesquisei e encontrei o Chefe Zena para uma parceria, por conta de sua experiência no preparo de pratos a base da culinária indígena".

Assumpção disse ainda que a parceria com a Prefeitura, além do apoio técnico, consiste na elaboração de um roteiro de três dias, onde os visitantes poderão desenvolver as suaspráticas em vivência com preparação de receitas tapajônicas nas comunidades tradicionais, com chefes de cozinha, além de levar os chefes locais para São Paulo, com vista na demonstração de experiências com outros simpatizantes da culinária regional.

O chefe Zena do Carmo comentou sobre a expectativa para a realização do projeto. "Após o Cozinha Tapajós fiquei conhecido pelas postagens de meus pratos na internet, que despertou no Paulo Assumpção interesse pelo meu trabalho, na construção de pratos bom base na culinária indígena, e então ele entrou em contato comigo. Expliquei o meu trabalho para a salvaguarda da gastronomia indígena, foi aí que ele me falou do projeto, e eu aceitei de imediato, pois esse é uma grande oportunidade para o fortalecimento da nossa culinária, e isso é um reconhecimento da potencialidade gastronômica da nossa região do Tapajós", destacou.

Após a reunião, Pinho apresentou o empresário santareno e também chefe de cozinha Saulo Jennings, idealizador do Festival Cozinha Tapajós. Na oportunidade Assumpção conheceu toda a plataforma de desenvolvimento do Cozinha Tapajós que dará subsídios para a implantação dos nossos produtos gastronômicos na região.Paulo Assunção, Técnicos da Semtur e Zena Carmo