4. Empresa apresenta proposta de tarifa em nova fase do processo de licitação de transporte coletivo
Empresa apresenta proposta de tarifa em nova fase do processo de licitação de transporte coletivo Autor: Desconhecido

Em sessão realizada nesta segunda-feira (7) no Teatro Victoria, após análise da proposta de preço da tarifa do transporte coletivo, a Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) realizou a divulgação do julgamento final da empresa que prestará os serviços do transporte coletivo urbano no município no prazo determinado de 20 anos.

Na sessão, a Comissão Especial de licitação realizou mais uma fase do processo licitatório com a abertura do envelope n° 03, contendo a proposta de preço da tarifa, que foi analisada e julgada. A empresa Resende Batista apresentou proposta de tarifa no valor de R$ 3,40, em conformidade com o preço previsto no Edital.

"Hoje, nós fizemos mais uma etapa do processo licitatório onde a empresa apresenta o valor proposto da tarifa, mas esse valor ainda vai passar pelo Conselho Municipal de Transporte e também pelo poder executivo para que sancione ou não esse preço, sendo a vigorar pela nova proposta preço unificado", explicou o presidente da comissão de licitação Roberto Lavor.

A licitação ainda passará pelas fases de homologação e adjudicação.

Após a assinatura do contrato, a Empresa Resende Batista Ltda terá prazo de 180 dias para implantar o sistema de transporte que será operado na área urbana de Santarém, de acordo com o plano de trabalho apresentado e as exigências do edital, visando oferecer um sistema moderno, com qualidade e segurança à população de Santarém.

"O procedimento de aquisição e estudos internos já está sendo realizado pela empresa para que dentro do prazo estipulado no edital possamos implantar a frota no município. Nós já começamos o processo de aquisição da frota nova. Com relação ao aplicativo, nosso pessoal de TI já está em andamento com a construção, sempre pensando da melhor forma para atender ao município. Com esse recurso funcionando, as pessoas não vão mais ficar por muito tempo nas paradas aguardando o transporte coletivo. Hoje quase 100% da população têm acesso à internet. Então, a pessoa vai entrar no aplicativo e poder se organizar para ir para o ponto praticamente no horário em que o transporte coletivo vai passar", explicou o representante da Empresa Resende Batista Valério Gonçalves.

Com relação à mão de obra que será utilizada, Valério explica que com a grande demanda que terá que ser atendida pela empresa, a mesma contará com um maior número de colaboradores. "Seria impossível para nós fazermos a implantação de um novo modal da forma que a Prefeitura quer e deixar de lado a mão de obra mais preciosa que são os motoristas, cobradores, mecânicos, as pessoas que trabalham diretamente nessas empresas. Uma das coisas que nós vamos primar é isso, vamos adequar, especializar, treinar, essa mão de obra que já temos no mercado, absorvendo ao máximo. Nossa proposta é ser parceira da administração pública no atendimento à população", ressaltou.

Esse foi o primeiro processo licitatório para concessão de transporte coletivo urbano realizado no estado do Pará, trazendo modernidade, conforto e segurança no serviço que será ofertado a população.

Confira outras notícias sobre o trânsito