4. Empreendedores de Santarém e Belterra participam do curso "Cozinha Regional"
Empreendedores de Santarém e Belterra participam do curso "Cozinha Regional" Autor: Desconhecido

Empreendedores de Santarém e Belterra participam do curso "Cozinha Regional"

Como forma de potencializar os empreendimentos que compõem a Rota Gastronômica de Santarém/Belterra, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria de Turismo (Semtur) em parceira com o Serviço Nacional de Aprendizgem Comercial (Senac) e Governo do Estado do Pará concluiu na segunda-feira (16), o curso de Cozinha Regional.

A Rota Gastronômica tem como objetivo fortalecer o universo gastronômico do pólo Tapajós, a partir das práticas alimentares dos Chefes de restaurantes da rede hoteleira local, e dos serviços de alimentação fora do lar e da cadeia produtora de insumos. O projeto tem foco na diversidade de peixes encontrados na região, bem como produtos agrícolas locais, visando o beneficiamento dos pequenos produtores rurais das comunidades envolvidas, a fim de gerar negócios, emprego e renda na região.

A instrutora do curso Valanir Nogueira, formada em hotelaria com especialização em gastronomia, destacou que durante os 15 dias de capacitação os alunos puderam aperfeiçoar as técnicas de preparo de pratos a partir dos peixes da região. "Os participantes aprenderam a manipular, acondicionar e elaborar receitas utilizando peixes regionais, como o tucunaré, pirarucu e pescada, bem como o caranguejo e o piracuí, aprenderam também as formas de acondicionamento de tucupi e cheiro verde, produtos muito usados na nossa culinária regional."

De acordo com o secretário de Turismo Pablo Barrudada, o projeto da Rota Gastronômica possibilitou que muitos empreendimentos que trabalham a gastronomia, pudessem ter acesso a qualificação. "O curso de Cozinha Regional contou com a presença de 12 alunos de vários locais de Santarém e Belterra, dentre eles: membros das comunidades de Santa Cruz, Santa Luzia, Caranazal/Floresta Encantada, Pajuçara, Vila de Alter do Chão (Butikin Alter, Espaço Gastronômico e Hotel Mirante da Ilha), Associação das Mulheres produtoras Rurais de Belterra e dos Hotéis Barrudada, Palace Hotel e Hotel London. Estes empreendimentos terão maiores condições de oferecer ainda, qualidade na prestação de seu serviço gastronômico," destacou.

O curso foi realizado por meio de um convênio do Estado do Pará com o Senac e era uma demanda que há tempos, a Secretaria de Turismo de Santarém, pleiteava junto à Secretaria de Estado de Turismo.