Hoje, 25 de julho é dia de celebrar o agricultor familiar, o profissional com um papel fundamental para o abastecimento de gêneros alimentícios nas feiras e mercados de Santarém e consequentemente para o desenvolvimento do Município. Nesta data, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap) e o Núcleo de Incentivo à Produção Familiar (Niprof) reforça o compromisso com investimentos em projetos de desenvolvimento a produção agrícola, buscando fomentar a produção e renda dos agricultores familiares.
Desde 2017, a atual administração não tem medido esforços para atender os pequenos produtores rurais. Um desses investimentos que foi fortalecido é a Patrulha Agrícola, que possibilita a realização de atividades como preparo de solo para o plantio e distribuição de calcário. É o município que auxilia o agricultor com assistência técnica e mecanização da área plantada.
“Falar dos agricultores familiares é falar da grandeza de homens e mulheres, que todos os dias, faça sol ou chuva, estão no campo, semeando a terra para colher alimentos, contribuindo para o abastecimento das feiras e o desenvolvimento sustentável. É falar de um modo de vida que compreende a importância da preservação ambiental e da valorização de um trabalho que se utiliza da terra para prover a alimentação de toda a população. Nesse sentido, seguiremos investindo em políticas públicas voltadas para a classe, tendo em vista que a metade da alimentação que chega à mesa da população é proveniente da agricultura familiar”, disse o Prefeito de Santarém, Nélio Aguiar.
Um dado relevante e importante relacionado à agricultura familiar, é que na gestão do prefeito Nélio Aguiar até o momento, cerca de 160 hectares de áreas foram preparadas pelo Niprof beneficiando vários produtores rurais nas seguintes regiões: Arapixuna, Lago Grande, Curuá-Uma Ituqui e Eixo Forte.
“Essas políticas públicas que estão sendo aprimoradas e desenvolvidas pela Prefeitura beneficiam toda a cadeia produtiva daqueles que trabalham com a agricultura familiar em várias regiões de Santarém, desde o processo de produção até a comercialização dos produtos. Estamos promovendo a articulação de ações, programas e projetos voltados ao desenvolvimento rural e no âmbito da Agricultura Familiar”, observou o coordenador do Niprof, Elizeu Ramos.
Outra política pública que foi fortalecida e valorizada é o apoio as manifestações culturais. Ao longo desse período, a Prefeitura vem apoiando vários festivais que são realizados nas comunidades da zona rural. Os festivais contribuem para o desenvolvimento do turismo de base comunitária e, também geram renda para os comunitários.
Segundo o Secretário de Agricultura e Pesca, Bruno Costa, os festivais agitam as comunidades e atraem visitantes da área urbana do município, além de cidades vizinhas e de outros estados. “Desde o início da atual gestão vários festivais em diversas regiões de Santarém foram apoiados. Através disso, percebemos o comprometimento da administração municipal no apoio aos festivais, importante indutor de fluxo turístico e impulsionador da economia gerando emprego e renda para vários produtores”, destacou o Secretário de Agricultura e Pesca, Bruno Costa.