"I Encontro de Debates sobre a Causa Animal do Peludinhos da Ufopa ocorre nesta sexta-feira (12) no auditório central do Campus Tapajós"
Semma apresenta número de animais resgatados em 2019Durante o "I Encontro de Debates sobre a Causa Animal do Peludinhos da Ufopa" que ocorre nesta sexta-feira (12), no auditório do campus Tapajós, agentes ambientais da Prefeitura de Santarém/Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) apresentaram como é realizado o serviço de resgate que o órgão executa.
"Temos constantes solicitações. Em março deste ano houve um caso com bastante repercussão. No Residencial Salvação, um homem foi flagrado maltratando um cão e o criminoso terá que pagar multa de 3 mil reais", destacou o fiscal ambiental Patrick Miléo.
De janeiro de 2019 ao presente momento, dentre os tipos de animais domésticos que a Semma tem registros de denúncias em relação a maus-tratos estão: cães (24); porcos (21); cavalos (9); gatos (07); boi (04); bode (02) e picote (01). I Encontro de Debates sobre a Causa Animal do Peludinhos da Ufopa ocorre no campus Tapajós
Em relação aos silvestres os números de situações são: papagaio (06); quelônios (04); capivara (03); curió (02); macaco (01); jabutí (01); anta (01); boto (01) e peixe-boi.
Leia também:
"Peludinhos da Ufopa" é um projeto de extensão que tem como objetivo tratar, cuidar e alimentar os animais, especialmente cães e gatos de vida livre que habitam os espaços da Ufopa.
Exemplos de maus-tratos
- Abandonar, espancar, golpear, mutilar e envenenar;
- Manter preso permanentemente em correntes;
- Manter em locais pequenos e anti-higiênico;
- Não abrigar do sol, da chuva e do frio;
- Deixar sem ventilação ou luz solar;
- Não dar água e comida diariamente;
- Negar assistência veterinária ao animal doente ou ferido;
- Obrigar a trabalho excessivo ou superior a sua força;
- Capturar animais silvestres;
- Utilizar animal em shows que possam lhe causar pânico ou estresse;
- Promover violência como rinhas de galo, farra-do-boi etc..