4. Educação Especial capacita 150 mediadores e cuidadores em Santarém
Educação Especial capacita 150 mediadores e cuidadores em Santarém Autor: Desconhecido

Educação Especial capacita 150 mediadores e cuidadores em Santarém

Cento e cinquenta estagiários de apoio escolar foram capacitados na última semana deste mês de setembro, pela Divisão de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação (Semed). São profissionais que atuam como mediadores e cuidadores nas escolas da rede municipal de Santarém, com alunos inclusos. A capacitação aconteceu no dia 22 de setembro, no auditório da Unama. O objetivo da formação foi para orientar os estagiários de como deve agir no auxilio, autonomia do aluno em sala de aula, no que tange o Atendimento Educacional Especializado (AEE).

Durante a capacitação, foram abordados temas como: o papel do mediador, o papel do cuidador, além de temáticas motivacionais ministrada pela psicóloga, Andréia César.

Segundo a formadora, Marta Beatriz, o momento foi para esclarecer a importância e o papel dos mediadores e cuidadores para melhor atender os educandos com necessidades educacionais especiais da rede municipal de ensino. "A principal função do mediador é fazer a mediação educacional com o professor do ensino regular, no sentido de facilitar a aprendizagem do aluno e também trabalhar a dificuldade do aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA), dentro da sala de aula, que tenha dificuldade de interação social, de linguagem, de escrita e leitura", explicou.

De acordo com a formadora, Edicleise da Silva Rêgo, o cuidador ajuda na dificuldade motora e acessibilidade do aluno. "O papel do cuidador é de facilitar a locomoção, a alimentação, a higiene e outras atividades em que o aluno precise de auxilio no ambiente escolar. Por isso, é fundamental e necessário esse profissional, sendo muito importante para os nossos alunos e para a instituição de ensino", disse.

A estagiária Karina Araújo de Sousa, acadêmica de Pedagogia, atua há dois anos como mediadora na Escola Municipal São José Operário. Para ela, é uma oportunidade de vivenciar a realidade da sala de aula e contribuir para a formação acadêmica. "Essa é uma oportunidade para gente aprender mais sobre a educação especial, ajudamos os alunos se desenvolverem melhor. Isso é muito bom para meu currículo profissional e ter essa experiência é muito importante é o que eu quero atuar e pretendo me especializar nessa área", enfatizou.

"Essa experiência me proporciona um aprendizado maior, porque a partir do momento que a gente está na faculdade tudo é muito importante todo conhecimento é válido", mencionou Júlia Azevedo, acadêmica de enfermagem. Ela atua como cuidadora na Escola Municipal General Ruben Ludwig.

As atividades do profissional de apoio para os alunos com necessidades educacionais especiais estão respaldado legalmente na Lei nº 9.394/96 que trata das Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

Atualmente, em Santarém, os mediadores e cuidadores atuam em 72 unidades escolares, a fim de apoiar o trabalho desenvolvido com os alunos com deficiência.