Eco Pontos serão para que os visitantes tenham a opção de destinar os resíduos de maneira correta.A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) durante a Semana da Pátria e do XIII Festival de Fanfarras deste ano, chamou a atenção da comunidade escolar sobre os cuidados com o meio ambiente. Além disso, como parte da campanha de conscientização, o Setor de Transportes da Semed ficou responsável pela instalação de Eco Pontos para facilitar a coleta seletiva de resíduos nos trajetos dos desfiles e no Estádio Colosso do Tapajós.
O coordenador de Transportes da Semed, Adson Lira, informou que os Eco Pontos foram confeccionados com material reciclável cedido pela Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). O recipiente é em formato de uma casa, com quatro portas pintadas em cores diferentes. A porta verde destina-se à coleta de Vidro; a porta amarela destina-se à coleta de Metal; a porta vermelha destina-se à coleta de Plástico e a porta azul destina-se à coleta de Papel. “Os materiais que podem ser descartados nos Eco Ponto, portanto são o vidro, metal, plástico e papel”, destacou. Adson disse ainda que depois do evento a Cooperativa do Perema de Santarém (Coopersam) vai recolher os resíduos, fazer a triagem, a seleção e dar a destinação correta do lixo que sobrar.
Um dos locais que recebeu os equipamentos foi o Estádio Colosso do Tapajós por ocasião da realização do XIII Festival de Bandas e Fanfarras de Santarém. De acordo com Lira, os Eco Pontos serão instalados também em Alter do Chão durante o Cairé 2019, para receber a demanda de resíduos produzidos pelos visitantes. “Na próxima quarta-feira, 18, os Eco Pontos serão disponibilizados na Praça 7 de Setembro, em Alter do Chão, para que os visitantes tenham a opção de destinar os resíduos de maneira correta”, observou.
Lira disse ainda que após o Çairé, a Semed vai fazer o lançamento oficial do projeto e as instalações permanentes nas dependências do prédio da Semed, na Escola de Educação Ambiental do Parque da Cidade e no prédio da Prefeitura de Santarém.
O coordenador adiantou também que o passo seguinte da Semed é ampliar o projeto às escolas da rede municipal de ensino, onde cada uma das unidades deverão construir o seu próprio Eco Ponto, que servirá de base à comunidade do entorno, a fim de motivar a população a fazer a coleta, armazenamento e destinação correta dos resíduos. “Dessa forma todos terão a oportunidade de contribuir com o meio ambiente e com a vida das pessoas”, concluiu.