4. Domingo é marcado por aventura na Serra Piraoca em Alter do Chão
Domingo é marcado por aventura na Serra Piraoca em Alter do Chão Autor: Desconhecido

Domingo é marcado por aventura na Serra Piraoca em Alter do Chão

Um grupo de 120 pessoas, entre visitantes e turistas, participaram no domingo (29), de uma trilha que leva até um dos mais importantes atrativos turísticos de Santarém, a Serra Piraoca, popularmente conhecida como Serra da Piroca, na Vila Balneária de Alter do Chão. Os participantes saíram da Praça Sete de Setembro, às 16h, e atravessaram em catraias e lanchas para a Ilha do Amor, outro importante atrativo turístico da Vila. O evento foi realizado pelos administradores dos blogs "Diário do FB" e "Vou Turistando", que estão se especializando na elaboração de conteúdos turísticos para a região.

O percurso teve a duração de duas horas. Destes, 40 minutos foram necessários para chegar até o ponto mais alto da serra, que mede 110 metros de altura. Ao chegar ao topo, os aventureiros puderam ter uma vista panorâmica do chamado Caribe Brasileiro.

Para iniciar a trilha foi realizado um aquecimento pelo personal trainer Rafael Bruno, que reforçou a importância de estar em boas condições de saúde para enfrentar uma atividade como essa. Enfermeiros e agentes de segurança privada fizeram o acompanhamento da equipe.

Do alto da serra os participantes puderam contemplar o Lago Verde, o Rio Tapajós, A Ilha do Amor, dentre outras belezas. Para um dos coordenadores do evento, Reginaldo Balieiro, a participação das pessoas superou as expectativas. "Fizemos um planejamento para 60 pessoas, mas tivemos uma surpresa agradável de contar com 120, que buscaram conhecer as nossas belezas naturais", explicou.

Segundo o coordenador, o evento também teve o objetivo de gerar renda para as pessoas que trabalham com o transporte aquático de turista. "Além de proporcionar a vivência turística para as pessoas, pois 60% dos participantes nunca tinham vindo até a serra, o evento possibilitou a movimentação econômica, principalmente para os catraieiros e lancheiros, pois o passeio na trilha foi gratuito, mas para a travessia os participantes pagaram a taxa aos profissionais".

Ramon Azevedo, acadêmico do curso de Publicidade e Propaganda da Unama – Faculdade da Amazônia, elogiou a iniciativa dos organizadores e comentou sobre a primeira vez na Serra Piraoca. "Foi muito agradável a caminhada. Esta é a primeira vez que fui até a serra. Gostei muito e recomendo. A equipe organizadora está de parabéns, estava muito bem sinalizado e animado. O turismo na nossa região é muito abrangente, falta a gente explorar mais. Nosso turismo precisa e deve ser valorizado, temos belezas naturais incríveis que ainda são desconhecidas pela grande maioria da população local. Um evento como este nos permite ver de perto nossas potencialidades que muitas vezes só ouvimos falar", destacou.

O acadêmico falou ainda que o turismo é uma das fontes de renda mais importantes do município e que hoje percebe-se que as potencialidades turísticas de Santarém estão sendo melhor divulgadas. No entanto, há a necessidade de eventos como esse para dar notoriedade aos pontos turísticos da cidade. Finalizou afirmando que turismo é satisfação, qualidade de vida e aventura.

A proposta dos realizadores é também divulgar o feito nas redes sociais através dos perfis dos participantes em plataformas onlines, de forma a dar visibilidade as potencialidades turísticas na região do Tapajós. Porém, orientam que as pessoas não façam esse tipo de atividade sozinha ou em grupos pequenos. É preciso ter um bom planejamento, principalmente quanto a segurança dos participantes e a manutenção da preservação ambiental.

Participaram da caminhada na trilha os grupos de corrida Papaléguas Turbo, Operação Bioativa, profissionais liberais, servidores públicos, militares, jovens que gostam de esportes radicais e acadêmicos.

Outra trilha está programada para domingo (6), com o nome "Trilha Nativa", que percorrerá o Lago Verde e a trilha da Escola da Floresta. As vagas são limitadas e podem ser reservadas através dos números de telefones: 093 99129-9975/99141-2497. A orientação para os participantes é que sempre usem roupas leves, tênis, protetor solar e não esqueçam de levar água para hidratar.