1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Gerais
  4. Divisa inicia na próxima semana primeiro levantamento de infestação pelo Aedes aegypti em Santarém
Divisa inicia na próxima semana primeiro levantamento de infestação pelo Aedes aegypti em Santarém Autor: Desconhecido

Divisa inicia na próxima semana primeiro levantamento de infestação pelo Aedes aegypti em Santarém

Agencia Santarém
Publicado em - Atualizado
A Prefeitura de Santarém, por meio da Divisão de Vigilância em Saúde (Divisa), da Secretaria Municip...

A Prefeitura de Santarém, por meio da Divisão de Vigilância em Saúde (Divisa), da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), vai iniciar nesta segunda-feira (7), o primeiro Levantamento Rápido de Índices do Aedes aegypti (LIRAa) de 2019. Durante uma semana, cerca de 80 Agentes de Endemias devem percorrer aproximadamente 25 mil imóveis em 48 bairros e/ou localidades santarenas.

O LIRAa é considerado um instrumento orientador das ações de controle da dengue e de outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypti (zika e chikungunya) em todo o Brasil. Consiste em uma amostragem larvária bimestral de Aedes aegypti em um município, para obter a estimativa da infestação pelo vetor da dengue. Essa amostragem deve ser precedida de um mapeamento e estratificação dos imóveis do município em unidades territoriais homogêneas de 2.500 a 12.000 imóveis, denominadas estratos (em Santarém temos 15 estratos). O levantamento identifica as áreas com maior número de focos de reprodução do mosquito transmissor das doenças, fornecendo o Índice de Infestação Predial (% de imóveis que possuem criadouro com a larva do vetor) e os tipos de recipientes que caracterizam os criadouros. Os indicadores resultantes da pesquisa fornecem informações qualificadas para a atuação da Prefeitura nas ações de prevenção e controle das doenças transmitidas pelo mosquito.

De acordo com o coordenador da Divisa João Alberto Coelho em 2018, o bairro com maior índice de infestação predial foi a Floresta. Em virtude disso, foi realizado um grande mutirão, no dia 30 de novembro, para a eliminação de focos naquele local. Na ocasião, as equipes fizeram uma grande varredura nos imóveis, identificando e eliminando focos do mosquito.

O resultado do primeiro LIRAa de 2019 deve sair na segunda-feira seguinte à conclusão das visitas. Após isso, segundo João Alberto, uma ação intensificada deve ser realizada para a eliminação de focos, caso seja necessário. "A eliminação dos criadouros ainda é a maneira mais eficaz de combate ao mosquito Aedes aegypti, pois quebra a cadeia de transmissão, eliminando o mosquito dos locais onde se reproduzem. Assim, a prevenção e as medidas de combate exigem a participação e a mobilização de toda a comunidade a partir da adoção de medidas simples, visando a interrupção do ciclo de transmissão e contaminação pelo mosquito", ressalta o coordenador da Divisa.

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.