4. Dia 'D' de combate à poluição sonora orienta comerciantes e população
Dia 'D' de combate à poluição sonora orienta comerciantes e população Autor: Desconhecido

Dia 'D' de combate à poluição sonora orienta comerciantes e população

Quem passeia pelo centro da cidade se depara com muitas lojas utilizando caixas de som para anunciar ofertas e atrair clientes, no entanto, nem sempre há o uso correto dessas ferramentas, o que gera poluição sonora. Tendo isto em vista a Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e o Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental (Ciam), em parceria com a Polícia Ambiental, Associação dos Produtores Rurais de Santarém (Aprusan) e Coordenação do Mercadão 2000, promoveu na manhã desta quinta-feira (29), o "Dia D de Combate à Poluição Sonora", uma ação de educação ambiental que objetivou orientar donos de comércios sobre o uso correto de caixas de som além de informar a população sobre os males da poluição sonora bem como orientações de como denunciar tal crime ambiental. A ação ocorreu nas mediações do Mercadão 2000 e Centro.

A coordenação do Mercadão 2000 cedeu espaço para que os agentes e educadores ambientais montassem as barracas onde atendiam as pessoas que paravam para entender a campanha. Na ocasião, também recebiam folders explicativos sobre os problemas causados pela poluição sonora. Mas, a ação não se resumiu a isso. Equipes de agentes e educadores ambientais se espalharam pelas redondezas carregando decibelímetros e atentos a qualquer som fora do limite estabelecido por lei.

"Essa campanha é louvável, muitas pessoas usam as caixas de som nas suas lojas e não tem o conhecimento de qual o volume máximo permitido em cada situação e horário do dia, mas campanhas como essa trazem esclarecimentos à população e fazem com que as pessoas fiquem cientes dos transtornos que a poluição sonora traz e que é crime ambiental", ressaltou Mário Maranhão, fiscal da Semma.