4. Defesa Civil monitorou áreas de risco e realizou atendimentos durante as chuvas
Defesa Civil monitorou áreas de risco e realizou atendimentos durante as chuvas Autor: Agência Santarém

Defesa Civil monitorou áreas de risco e realizou atendimentos durante as chuvas

Alailson Muniz
Previsão era de 30 mm para Santarém

A Prefeitura de Santarém, por meio da Defesa Civil Municipal, realizou vários atendimentos nesta sexta-feira, 7, e monitorou áreas de risco. O município recebeu cerca de 30 milímetros de chuva.

A forte chuva que atingiu a cidade nesta noite de quinta-feira, 6, para madrugada de sexta, 7, deixou diversas famílias em situação de alerta. De acordo com a Defesa Civil, foram atendidas sete residências que sofreram alagamento e um desabamento motivado por ação humana.

Defesa Civil faz alerta para não construir perto de morro, em margens de rios e igarapés ou em ribanceiras

As equipes da Defesa Civil trabalharam incansavelmente para garantir a segurança dos moradores afetados pela chuva e mantiveram o plantão por todo o dia.

A Defesa Civil reforça a importância de a população estar atenta aos alertas emitidos pelos órgãos competentes, especialmente para as famílias que residem em áreas de risco. É fundamental que todos estejam preparados para enfrentar as consequências das chuvas intensas.

As medidas de prevenção são essenciais para evitar tragédias, como a perda de vidas e danos materiais. Por isso, é importante que as famílias evitem construir em áreas de risco, mantenham a limpeza das calhas e canos de água, e estejam atentas aos sinais de alerta, como barulhos de rachaduras nas paredes e inclinação de árvores.

Além disso, a Defesa Civil reforça que em caso de emergência, os moradores devem acionar imediatamente os órgãos competentes, como a Defesa Civil e os bombeiros, para que as equipes possam agir com rapidez e eficiência.

Com as chuvas intensas previstas para os próximos dias, a Defesa Civil ressalta a importância de todos estarem atentos aos alertas e de tomar as medidas preventivas necessárias. A segurança de todos depende da colaboração e conscientização de cada um.

“Não tivemos casos graves, mas estamos sempre em alerta”, disse Darlison Maia, coordenador da Defesa Civil.