Investimentos públicos geram empregos diretos por meio de empresas contratadas para execução de obras importantes.Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), órgão ligado ao Ministério da Economia, revelam que Santarém obteve saldo positivo de 268 empregos formais gerados durante o primeiro de semestre 2019. O número confirma o bom momento que a economia do município vive, com novos empreendimentos e a projeção de investimentos privados de aproximadamente R$ 300 milhões e a perspectiva de 700 empregos diretos nos próximos anos.
Saiba mais:
Apesar do mês de junho ter fechado com saldo negativo de 72 postos de trabalho, Santarém conseguiu fechar os meses de fevereiro, abril e maio no "azul", com 256, 47 e 97 empregos com carteira assinada criados, respectivamente. Os setores que mais contrataram foram comércio, serviços e construção civil.
Acumulado
Nos últimos 12 meses, o Caged aponta que houve registro positivo de 732 empregos. Até o momento, foram 9.894 admissões, contra 9.252 desligamentos. É uma clara evolução, considerando os anos de 2015 e 2016, quando o município registrou preocupantes saldos negativos de 425 e 792 postos de trabalho.
Os empregos gerados no município são fruto de um trabalho da Prefeitura de Santarém, que inclui captação de recursos públicos para a realização de obras, que movimentam diversos setores e geram empregos diretos e indiretos; austeridade em relação aos gastos públicos e atração de investimentos privados.