1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Gerais
  4. Dança, música e partilha do Bolo encerraram as felicitações a Alter do Chão
Dança, música e partilha do Bolo encerraram as felicitações a Alter do Chão Autor: Desconhecido

Dança, música e partilha do Bolo encerraram as felicitações a Alter do Chão

Agencia Santarém
Publicado em - Atualizado
Na noite de terça-feira (06), centenas de pessoas estiveram na Vila de Alter do Chão, especificamen...

Na noite de terça-feira (06), centenas de pessoas estiveram na Vila de Alter do Chão, especificamente na Praça Sete de Setembro. A finalidade era cantar e parabenizar pelos 260 anos de fundação da terra dos antepassados da etnia Borari. O encerramento da diversificada programação foi garantida com os atrativos  do grupo de Zumba Alter, do Movimento do Carimbó e pela partilha do bolo com 52 metros de comprimento, o diferencial, a criatividade da cobertura e do recheio. No bolo as caracteristicas da vila, paisagens, estruturas da mistura do rústico e moderno, personagens culturais e a rotina dos comunitários nas diferentes temáticas, principalmente quanto a valorização e preservação da natureza.

O presidente do Conselho de Desenvolvimento Comunitário da Vila de Alter do Chão, Carlos Santos, explicou que neste ano a produção do Bolo teve o envolvimento de 30 cooperados, formado por as associações, Centro de Referência de Assistência Social de Alter do Chão (Cras), igrejas, hotéis e pousadas, "Somos gratos a participação das pessoas da comunidade de Alter, dos que estiveram envolvidos a realizar esta grande festa. E reconhecemos o empenho da participação da Prefeitura de Santarém nos apoiando a  fazer desta festa um sucesso".

A Escola Municipal Professor Antonio de Sousa Pedroso Indígena Borari contribuiu com 2 metros e meio de bolo,"A participação é de fundamental importância da classe educacional nesta grande festa dos 260 anos de Alter. E estamos no apoio. E a temática do nosso bolo é do festejo, trouxemos a estrutura predial da Escola, as cores da bandeira do educandário e o recheio, os tradicionais ingredientes naturais, a castanha e o cupuaçu", explicou o diretor, Raimundo Garcia.

O prefeito em exercício José Maria Tapajós, destacou que, sem dúvida a Vila de Alter do Chão é conhecida no mundo todo, "O governo municipal tem a satisfação de apoiar e participar desta festa. E vemos a felicidade e o orgulho dos moradores das crianças aos da terceira idade em partilhar com os visitantes, sempre na simpatia. E confirmamos o empenho de todos na produção do bolo da Vila", afirmou.

A valorização do artista da Vila de Alter Chão foi destaque no encerramento do Aniversário, com a apresentação cultural de integrantes dos 05 grupos musicais que formam o Movimento de Carimbó, "Aceitamos o convite e estamos juntos a parabenizar a Vila de Alter do Chão, aqui temos o compromisso muito grande com o cultural e o social. E neste momento de festa, o de celebração em homenagem a este lugar abençoado", enalteceu o Mestre de Carimbó,  Chico Malta.

Como parte integrante das tradições culturais de Alter do Chão, o Centro de Referência de Assistência Social de Alter do Chão (Cras), contribuiu novamente este ano com o Projeto Bolo, em parceria com os usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Idoso e a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), confeccionou 03 metros de Bolo, e somou as produções de outras instituições e entidades.

Estiveram presentes também no encerramento, os secretários municipais de Agricultura e Pesca (Semap), Bruno Costa, da Cultura (Semc), Luis Alberto Figueira, da Infraestrutura (Seminfra), Daniel Simões, de Finanças (Semgof), Josilene Pinto, de Mobilidade e Trânsito (SMT), Paulo Jesus e do Turismo (Semtur), Diego Pinho.

A Vila balneária de Alter do Chão dos antepassados da etnia Borari está localizada a 36 kilômetros da zona urbana de Santarém. Fundada no dia 06 de março de 1758, pelo então Governador da Província do Grão Pará Francisco Xavier de Mendonça Furtado. Ele deveria elevar a categoria de Vila, as aldeias que apresentassem regular desenvolvimento, substituindo, entretanto, seus nomes nativos pelos de aldeia ou vilas de Portugua (Fonte: Livro-Santarém: Momentos Históricos-¨6ª edição-2015).

Mais informações:
Alciane Ayres-Assessora de Comunicação da Secretaria Municipal de Cultura (Ascom/Semc).
Contatos:
(93) 99179-4634
E-mail: alcianeayres@gmail.com

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.