O projeto "Cultura na Comunidade" da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) e o projeto "Floresta - Um piano na Amazônia" da pianista gaúcha Carla Ruaro prosseguem a rota de visitas nas comunidades da Reserva Extrativista Tapajós Arapiuns. Na segunda-feira (20) e terça-feira (21) as equipes levaram atividades culturais às comunidades Vila Franca e Tucumã.
Assim que o barco aportou nas comunidades, a primeira reação dos moradores foi de surpresa, afinal, a maioria nunca teve a oportunidade de observar um piano de verdade, ainda mais, dentro de uma embarcação. Após o primeiro contato, veio a segunda reação, já durante as apresentações musicais, concerto de piano e cinema na praia. Sorrisos, aplausos, curiosidade e consumo de várias artes num único dia, na ponta de praia dada de presente pela natureza neste período do ano.
A cantora e compositora de Santarém, Maria Lídia, abriu a programação da noite. Como proposta do "Cultura na Comunidade" foi aberto espaço para apresentação dos talentos da localidade. Cintia Camille, de 14 anos, com sua voz meiga se apresentou pela primeira vez em público. "Foi um sonho. Ouvia as músicas de Maria Lídia pelo rádio, e nesta noite, o inesperado, cantei ao lado dela, e na minha comunidade. A palavra do momento é de agradecimento", disse emocionada.
O secretário municipal de cultura, Luís Alberto Figueira esteve na noite em Tucumã e declarou que os projetos estão alinhados com o objetivo de cumprir o que foi prometido pelo prefeito Nélio Aguiar: "levar e/ou fomentar a cultura nas áreas mais afastadas da área urbana e agora estamos na etapa de atender as área de rios. Desta forma podemos revelar os talentos locais, seja na dança, música ou outras artes. E que bom é poder contar com parceiros que abrilhantam o evento, a exemplo do belo projeto Um Piano na Amazônia", enfatizou.
Com trajes coloridos ao som de composições autorais, o grupo carimbó Trançado de Tucumã, da própria comunidade, impressionou a plateia.
Após a exibição ritmada, a plateia voltou a atenção ao barco (palco), onde a pianista de abrangência internacional, Carla Ruaro, realizou uma rápida oficina instrumental que antecedeu o Concerto. "A minha pretensão no projeto é aproximar ainda mais as pessoas, a arte da musicalidade do piano. Este sonho está se realizando, por meio desta equipe linda e maravilhosa da Secretaria Municipal de Cultura de Santarém. O piano é um instrumento criado por Bartolomeo Cristofori em 1711 na Itália. O nome original piano forte, porque na época era o único instrumento que se tocava suave ao forte. Atualmente, a palavra forte deixou de ser usada e ficou somente Piano", explicou.
No repertório do Concerto, foram interpretadas canções de compositores paraenses, como: Luiz Pardal, Altino Pimenta, Albery Albuquerque, Thiago Albuquerque, Lúcia Uchôa, Wilson Fonseca (in memoriam), Vicente Malheiros da Fonseca. "Foi impressionante e bem diferente do que nossa comunidade está acostumada. O governo municipal fez a diferença nesta ação porque estamos felizes aqui, com a nossa natureza, o nosso dia-a-dia, a nossa arte e oportunizar fazer esta troca do piano no barco, artistas com trabalhos no exterior, valorizando a arte da casa, é extraordinário", disse emocionado o coordenador do grupo de carimbó da comunidade Tucumã, Thiago Castro.
A viagem prossegue com atividade. Nesta quinta-feira (23) será a vez de levar cultura à Comunidade Curi. O encerramento será dia 2 de dezembro na Vila Alter do Chão, na praia em frente ao Centro de Atendimento ao Turista (CAT).