Crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Santarenzinho tiveram um sábado (24) muito especial. Vinte e quatro usuários conheceram pontos turísticos da Vila Balneária de Alter do Chão. O Cras Santarenzinho é um equipamento da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras).
O passeio foi guiado pela equipe do Centro composta por orientadores sociais, a coordenadora interina Jaciara Simões e a Técnica de Referência Patrícia Marinho. Os jovens aproveitaram a areia branquinha para praticar esportes, almoçar, tomar banho de rio e de piscina.
"Alguns dos nossos usuários já haviam conhecido a vila em outros passeios realizados pelo Cras, mas mesmo assim eles continuam encantados com as belezas desse paraíso que ficam evidenciadas nesse período do ano com a baixa das águas", contou a técnica Patrícia Marinho.
A Semtras constitui um órgão institucional da administração direta municipal responsável diretamente pela elaboração e execução da Política de Assistência Social no Município de Santarém.
Faz parte da Secretaria a Proteção Social Básica que objetiva prevenir situações de risco por meio de desenvolvimento de potencialidades e aquisições, e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. A oferta dos serviços de prevenção, destinados ao atendimento das famílias e indivíduos que se encontram em situações de vulnerabilidade e risco social são realizados nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), que realiza visitas domiciliares, orientações (Benefício de Prestação Continuada – BPC, descondicionalidades do Programa Bolsa Família (PBF), entre outros), encaminhamentos, atendimentos psicossocial e pedagógico, além de inclusão e atualização do Cadastro Único.
O Cras representa a porta de entrada para os serviços socioassistenciais e devem ser buscados para informação e orientação.
Entenda o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV)
Consiste em um Serviço complementar ao trabalho social com as famílias realizado por meio do PAIF. Tem como principal objetivo fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido da vida coletiva.
O SCFV é organizado em grupos de acordo os diferentes ciclos de vida: Crianças e Adolescentes: de 07 a 14 anos; Adolescentes: de 15 a 17 anos; Pessoas idosas: com idade igual ou superior a 60 anos.