A manhã desta sexta-feira (8) foi recheada de atividades ambientais junto aos alunos do Centro Municipal de Educação Infantil Paulo Freire. A atividade faz parte das ações de encerramento da Semana Municipal de Meio Ambiente, organizada pela Prefeitura de Santarém, por meio das secretarias de Meio Ambiente (Semma), Agricultura e Pesca (Semap), Infraestrutura (Seminfra), Educação (Semed), Trabalho e Assistência Social (Semtras), Saúde (Semsa), Trânsito (SMT) e Turismo (Semtur).
São parceiros da Semana, a Marinha do Brasil/Capitania Fluvial de Santarém, Projeto Escola D'agua, Cargill, Instituto Esperança de Ensino Superior (Iespes), Instituto de Pesquisa da Amazônia/Baixo Amazonas (Ipam/Bam), Polícia Militar do Estado do Pará (PMPA)/3º BPM e 35º BPM, Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e Projeto Saúde e Alegria (PS&A).
Segundo a professora Kelya Fernandes que atua com as turmas do maternal 2, período integral com 20 alunos, na faixa etária dos 3 anos, essa é o quarto projeto desenvolvido na instituição voltado ao meio ambiente.
"Atividades como estas vem ensinar como as crianças podem a cuidar melhor da natureza. Trabalhamos a questão do lixo, da água, dos animais. A cada faixa etária abordamos um tema. A questão ambiental é muito ampla, tem muitos subtemas, então para não ficar confuso para as crianças, tratamos um assunto em cada idade", explicou a professora.
Durante a interação, a equipe de educação ambiental destacou o tema da Semana do Meio Ambiente "Jogue limpo com Santarém. Consciência Ambiental. Dê destinação correta ao seu lixo". Aos alunos foi exibido desenho animado abordando os cuidados que se deve ter com o planeta Terra, foram apresentados brinquedos com material reciclável produzido pelas próprias crianças e professores, além dos estudantes realizarem o plantio de mudas na área do Centro Paulo Freire.
O objetivo principal da campanha é levantar reflexões a respeito dos cuidados que todos devem ter com o lixo, especialmente a destinação adequada dos resíduos sólidos, para que instituições e a população de forma em geral sejam sensibilizadas sobre os males que o descarte inadequado pode causar.
Saiba Mais: