4. Cras Urumari leva ações de cidadania a Comunidade indígena de Ipaupixuna
Cras Urumari leva ações de cidadania a Comunidade indígena de Ipaupixuna Autor: Desconhecido

Cras Urumari leva ações de cidadania a Comunidade indígena de Ipaupixuna

A Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) e o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Urumari realizou no sábado (14) uma ação de cidadania na comunidade indígena de Ipaupixuna.

O objetivo da ação foi orientar e esclarecer assuntos de demandas recebidas pelo Cras Urumari, sobre emissão e atualização do Cadastro Único para a população indígena da tribo pertencente a aldeia.

De acordo com a coordenadora do Cras Urumari Zenilza Betcel, além das orientações sobre documentos, palestras foram ministradas pela equipe do Policiamento Escolar da Polícia Militar representada pelo cabo Glauber Mota Pereira, para falar sobre Drogas e suas consequências. Outra palestra foi sobre Violação dos Direitos da Pessoa Idosa com a ministrante e vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI) Rosiane Matos.

O indígena Luciano Santos de 16 anos, acadêmico do curso de Gestão Pública e Desenvolvimento Regional da Universidade Federal Oeste do Pará, avaliou ser muito importante a ação na comunidade. “É uma oportunidade do meu povo estar participando e buscando seus direitos como a inclusão no Bolsa Família. As palestras são incentivos para nós, alunos indígenas, que estamos iniciando nossos estudos e podemos aprender que se envolver com coisas erradas como as drogas, o alcoolismo, não é certo e pode nos prejudicar. O Cras vir aqui na nossa tribo com essas ações é muito importante. A demanda do povo está sendo atendida e é muita e desejamos que a prefeitura esteja sempre conosco aqui”.

Emanuel Batista Rocha cacique da aldeia de Ipaupixuna do povo Munduruku coordenador do conselho indígena do planalto agradeceu a ação. “ Hoje me sinto feliz de receber essa ação, é boa essa parceria fortalecida com o Cras Urumari que é o Cras que nos orienta sobre nossos direitos sociais, as palestras foram muito importantes. É dessa parceria fortalecida que precisamos cada vez mais”. O cacique agradeceu a presença de todos.

“Essa ação atendeu minha expectativa, pois a comunidade correspondeu com a participação em massa fazendo com que sejam efetivadas de fato as garantias de direitos dos nossos usuários que é nosso principal trabalho no centro”, destacou a coordenadora do Cras Zenilza Betcel.

A secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social Celsa Brito observou ser essa a missão da Prefeitura em poder levar para as comunidades os trabalhos realizados pelos equipamentos do município. “Se eles têm dificuldade de vir aqui nos centros, nós os atendemos com as equipes volantes para que todos possam ter seus direitos garantidos”.

Aproximadamente 80 usuários indígenas participaram da ação.