4. Cras Nova República recebe investimentos da Cempa para subsidiar projeto de corte e costura para mulheres em situação de vulnerabilidade social
Cras Nova República recebe investimentos da Cempa para subsidiar projeto de corte e costura para mulheres em situação de vulnerabilidade social Autor: Agência Santarém

Geisa de Oliveira
.

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Nova República, equipamento da Prefeitura de Santarém, é uma das 16 Instituições beneficiadas com verbas oriundas de prestações pecuniárias executadas pela Central de Medidas e Penas Alternativas (Cempa) da Comarca de Santarém/PA, Vara de Execuções Penais, de acordo com a Resolução nº. 154 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) de 2012. Essa resolução prevê a destinação de verbas para entidades públicas ou privadas com finalidade social, previamente conveniadas com a Cempa.

De acordo com Roselene Andrade, Chefe do Núcleo de Planejamento da Semtras, o projeto aprovado no valor de R$ 10.737,10, foi denominado de ‘Costurando o Futuro’ e será executado pelo Cras Nova República, e irá beneficiar inicialmente 40 mulheres em situação de vulnerabilidade social acompanhadas pelo Cras, as mulheres vítimas de violência doméstica acompanhadas pelo Centro Maria do Pará e também as mulheres identificadas em situação de trabalho infantil dos filhos, com aulas de corte e costura.

O recurso será para aquisição de novas máquinas, aviamentos, tecidos e também o pagamento para o ministrante do curso.

“A ideia é fazer com que através dos cursos essas mulheres tenham a oportunidade de uma reunião produtiva, melhorar sua renda, melhorar sua qualidade de vida e entrar com o processo de empreendedorismo, inclusive a organização social na possível formação de uma cooperativa, de onde e aonde nós possamos fazer todo um processo de transformação à partir da capacitação do ofício da costura", detalhou Roselene.

As aulas devem iniciar na primeira semana de abril.

A entrega formal do Alvará judicial foi presidida por Flávio Oliveira Lauande pelo Juiz de Direito da vara de execuções penais da Comarca de Santarém. “São várias instituições, vários projetos, todos de extrema relevância social que tem contribuído para melhoria da nossa coletividade, tem projetos dos mais variados tipos, temos de tudo, é muito diversificado o público atingido. É com muito orgulho que entregamos esse alvará."

A Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social Celsa Brito, agradeceu por mais uma vez ter um projeto aprovado e lembrou que desde 2017, a secretaria vem sendo beneficiada com os recursos em prol dos usuários.

“Fiquei feliz em ver a quantidade de entidades sendo beneficiadas, com tantos projetos desenvolvidos em nossa cidade. A semtras participou de todos esses editais que foram lançados, no início eram voltados ao abrigo de crianças, a Casa de Acolhimento Viver, que foi beneficiada. Esse ano resolvemos atender as mulheres do Cras Nova República, com este importante curso que irá possibilitar, melhor renda, e dizer que é importante o envolvimento de todos", observou Celsa.

A Secretária disse ainda que o Cras Nova República está sendo beneficiado com este projeto, devido já ter algumas máquinas e com este recurso irá ampliar a quantidade e possibilitar para que mais mulheres possam participar dos cursos de corte e costura.