A saúde bucal reflete diretamente na saúde do organismo como um todo. Os dentes são importantes por serem responsáveis pela mastigação dos alimentos, pela articulação de palavras e, principalmente, por serem fator determinante na estética tornando-se, portanto estruturas primordiais para o indivíduo.
Foi com o objetivo de incentivar crianças e adolescentes sobre a criação de novos hábitos e a mudança de comportamento com relação à saúde bucal que a coordenação do Cras Nova República realizou um dia inteiro de atividades por meio de mini oficinas para confecção de porta escovas.
Os usuários utilizaram garrafas PETs e E.V.A. para soltar criatividade e idealizar modelos de porta escovas.
As oficinas contaram com a participação de 20 crianças e adolescentes que retornaram para suas casas levando a mensagem da importância da saúde bucal.
“Eu gostei da atividade de hoje, pois colocamos nossa criatividade em prática e ainda trabalhamos a reciclagem com as garrafas PETs e acompanhamos a orientação sobre a importância da saúde bucal”, contou Cleuciane Silva Batista, 18 anos, que frequenta o Cras desde os 7 anos de idade.
Segundo a orientadora Social do Cras Luana Campos, esse mês, o centro trabalha com temas voltados a saúde da família, por isso a importância da saúde bucal foi estimulada durante o dia. “Trouxemos orientações sobre a importância da saúde bucal, sabemos que esse é um tema que precisa ser trabalhado melhor com nossa crianças e adolescentes, explicamos sobre a importância da higienização da escova, a troca dela a cada três meses, a escovação adequada e na prática eles foram orientados sobre a confecção de objetivos como o porta escova, e ainda levamos a mensagem de que podemos confeccionar objetos úteis reaproveitando o que poderia se tornar um lixo, como o caso das garrafas PET, e os nossos usuários transformaram em um produto reciclável com toda sua criatividade”.
“Hoje nós aprendemos fazer um sapinho para colocar nossa escova e trabalhamos nossa coordenação motora com o recorte do E.V.A e foi bem legal” Contou Monick Estephanie Batista Duarte, de 16 anos, que participa do serviço desde os seus 8 anos.
As oficinas foram ministradas pelas orientadoras sociais do Cras Nova República Rayka Janaína, Luana Campos e Thais Araújo.