Atendimentos no Centro Pop da Campanha Janeiro BrancoMais uma ação da Campanha Janeiro Branco foi realizada pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Desta vez, os usuários dos serviços do Centro Pop Dom Lino Vombomel participaram, na manhã desta quinta-feira (23), da programação da Campanha que possibilita a reflexão sobre a importância da Saúde Mental. A ação foi coordenada pela equipe de Multiprofissionais do programa Saúde na Rua, que além da roda de conversa, também ofereceram aos usuários outros serviços de Saúde.
Coordenadora do programa Maria Eunice comentou sobre a ação integrada com o Centro PopA coordenadora do programa Consultório na Rua da Semsa, Maria Eunice Pereira Costa falou da ação integrada com o Centro Pop. “Estamos em parceria com o Centro Pop que desenvolve assistência para pessoas em situação de rua, com esta ação no mês dedicado a Saúde Mental. Viemos fazer essa ação com eles para falar sobre o assunto em uma roda de conversa com a psicóloga do Consultório na Rua e trazer ações como verificação de pressão arterial, testes de glicemia, consulta de enfermagem e atualização de vacinas” destacou.
A psicóloga Maelly Mendes Pantoja relatou sobre a dinâmica utilizada para a reflexão do temaA psicóloga do Consultório na Rua, Maelly Larissa Mendes Pantoja, relatou sobre a dinâmica utilizada para a reflexão do tema. “Os usuários do Centro Pop são os usuários do Consultório na Rua, aqui eles estão institucionalizados até as 16h, quando eles não estão aqui, são atendidos pelo programa Consultório na Rua, em nossas abordagens. O Janeiro Branco traz esse processo de reflexão sobre a Saúde Mental. Os nossos pacientes estão na rua exatamente pela ausência da saúde mental, por conta de encontrarem prazer no álcool, ou nas drogas. Na roda de conversa utilizamos da dinâmica de desenhar o que gera bem-estar, sem o uso do álcool e drogas, então desenharam a família, o trabalho, Deus, futebol e a partir daí, refletimos sobre essas outras opções que eles tem para a busca do equilíbrio mental e consequentemente de sua felicidade”, explicou.
Para a coordenadora do Centro Pop Dom Lino Vombomel, Glaucia Fiori, o trabalho em conjunto ajuda para dar apoio ao tratamento das pessoas que precisam cuidar da saúde metal. “Muitas vezes lembramos da nossa saúde física, da espiritual, mas esquecemos da saúde mental, que rege todas as emoções de nossa vida. A campanha vem mostrar para os nossos usuários o quanto é importante cuidar também da mente, no momento que está infeliz, triste, que nesse momento precisamos perceber que algo não está bem e pedir ajuda. O perfil dos nossos usuários é bem diferenciado, a grande maioria são usuários de drogas, ou alcoólatras, que frequentam aqui diariamente, que ainda não conseguiram sair da situação e outros que fazem acompanhamento com outros órgãos da saúde. Sempre unimos ações para o tratamento medicamentoso junto com o acompanhamento das nossas equipes de multiprofissionais para contribuir com o tratamento desses usuários.
“Mais uma ação para ajudar as pessoas a refletirem sobre a importância da Saúde Mental, mais uma oportunidade que nossos profissionais têm de levar ações para o melhoramento das condições de vidas humana de quem vive em vulnerabilidade social, por conta de encontrarem no vício, uma fuga da realidade, de alguma dificuldade e com isso um desquebro metal. Tanto o Centro Pop, quanto o programa Saúde na Rua cumprem seu papel de prestar assistência para apontar caminhos para mudar a realidades das pessoas que são atendidas pelos serviços”, ressaltou a secretária, Dayane Lime, ao falar sobre a ação.
A programação do Janeiro Branco acontece por todo o mês nas Unidades de Saúde e nos Centros de Referências com atividades educativas e preventivas. No dia 24 de janeiro acontecerá uma formação de atualização sobre o tema, para os profissionais da saúde que estão a frente de atendimentos as pessoas que requerem cuidados.