Turistas Franceses iniciando a trilha (Foto: Júnior Aguiar)Na margem esquerda do Rio Arapiuns, a comunidade Coroca é um importante atrativo turístico quando se fala em uso dos recursos naturais com sustentabilidade. A comunidade faz parte do Programa de Assentamento Agroextrativista Gleba Lago Grande que encontrou no Turismo uma importante fonte de geração de emprego e renda para os comunitários.
Um dos principais produtos artesanais da comunidade é o conhecido "Trançado do Arapiuns" que é reconhecido no Brasil e no exterior, pela qualidade das peças que são produzidas a partir das "palhas do tucumãzeiro", uma planta que possui muitos espinhos, mas que da árvore aproveita a guia, que origina as palmas, dão formas a vários produtos como descanso para copos, pratos, panelas, abanos, cestas, porta-joias, balaios, porta-copos e latinhas de cerveja, bandejas, dentre outras.
Tartaruga da Amazônia no Lago Coroca (Foto: Júnior Aguiar)Outro encanto que atualmente atrai muitos visitantes e turistas é a trilha de quase 4 quilômetros que a comunidade possuí, que inicia no Lago da Caroca, um espaço destinado a criação de quelônios, onde as pessoas podem passear em uma balsa não motorizada, tracionada somente por uma corda. Os visitantes, também tem a oportunidade de alimentar as "Tartarugas da Amazônia", espécie de tartaruga de água doce, sentir a tranquilidade do Lago da Coroca e ao mesmo tempo ouvir as ondas se debruçarem nas areias brancas do Rio Arapiuns. O passeio na trilha também leva até a criação de abelhas, dentre elas, a espécie Jandaíra que é muito apreciada por quem visita o local, encerrando na Lojinha encontra-se a produção da comunidade para exposição e venda.
Secretário Diego Pinho em visita na Lojinha da Coroca (Foto: Júnior Aguiar)Na útima terça-feira (06), a equipe de técnicos da Secretaria Municipal de Turismo da Prefeitura de Santarém acompanhou o secretário de Turismo, Diego Pinho, em uma visita técnica para conhecer a potencialidade turística da comunidade, que se enquadra na modalidade de "Turismo de Base Comunitária" para apresentar propostas ao fortalecimento da atividade turística de Coroca.
"Viemos até a comunidade de Coroca para vivenciar o que ela tem a oferecer aos visitantes e turistas e apresentar proposta para fomentar o turismo na região. Dentre as propostas estão a inclusão da região nos Press Trips que serão realizados em setembro e novembro, cursos para aperfeiçoamento e profissionalização do turismo, expedição de carteiras do Artesão para dar oportunidade aos que trabalham com o artesanato na região adquirirem sua carteira sem sair de sua comunidade, dentre outras ações. As propostas foram aprovadas pelos comunitários e lideranças local", explicou.
Odinaldo dos Santos Pereira, Artesão e morador de Coroca (Foto: Júnior Aguiar)O Senhor Odinaldo dos Santos Pereira, artesão e morador de Coroca falou sobre a vista. "Sempre eu falava sobre a importância da Secretaria de Turismo de Santarém dentro das comunidades, hoje percebemos essa presença, que é muito importante para a nossa comunidade. Daqui pra frente só temos a fortalecer o nosso trabalho de turismo, mostrando as belezas que temos e a temos que cada vez mais trabalhar para sermos melhores, o apoio já temos e isso é um grande avanço. Tudo o que foi colocado é o que a comunidade precisa para desenvolver o turismo aqui" ressaltou.
No decorrer do passeio na trilha, os visitantes e turistas podem conhecer vários tipos de plantas nativas como a palmeira do Tucumã, de onde são produzidas as peças do Trançado do Arapiuns, Seringueira de onde se extrai o látex, o Jacarandazeiro uma planta muito cobiçada, pois é uma madeira de lei, além das plantas frutíferas e medicinais. Os interessados em conhecer a comunidade podem procurar as embarcações no Mercadão 2000 que fazem "linha" até a comunidade, ou procurar a Associação de Turismo Fluvial de Alter do Chão (ATUFA), que disponibiliza lanchas para passeios na região. Contato: (093 99182-7250).Trançados do Arapiuns (Foto: Júnior Aguiar)