A Comissão de Ética Médica do Hospital Municipal de Santarém (HMS) foi empossada nesta sexta-feira (24), na sede do Conselho Regional de Medicina (CRM).
Oito médicos fazem parte da Comissão, sendo quatro membros efetivos e quatro suplentes. Os membros são os médicos: Telmo Moreira Alves, Paulo Pires, Terezinha Leão e Jornes Barbosa Pontes (membros efetivos); e Edivaldo Azevedo, Mariana Cardoso da Silva, Francenildo Sena e Antônio Carlos Alves da Silva (membros suplentes).
O diretor do hospital, Celso José Alves, avaliou como de grande importância a implantação da Comissão de Ética dentro do HMS. "Essa Comissão é quem vai avaliar os procedimentos e a conduta dos médicos dentro do hospital. Hoje, com a implantação, nós temos um instrumento de avaliação e de acompanhamento das condutas médicas", ressaltou.
A Comissão de Ética do HMS deve atuar pelos próximos dois anos e meio. Segundo a delegada do Conselho Regional de Medicina (CRM), em Santarém, Áurea Alexander, os membros da comissão são escolhidos pela experiência e pelo conhecimento dentro do seu local de trabalho. "É preciso ter muito conhecimento do funcionamento e da dinâmica do trabalho para atuar como membro da comissão. Esse conhecimento é de fundamental importância para as avaliações feitas pela comissão", salientou.
De acordo com um dos membros da Comissão de Ética, Telmo Moreira, além de verificar a conduta médica, apurando possíveis denúncias, a comissão deve, especialmente, primar pelo bom exercício da medicina. "A Comissão deve receber demandas e queixas que iriam para o CRM, se puder ser resolvido pela própria comissão, será feito. Se não, a demanda é encaminhada ao CRM. Mas o importante é falar que a Comissão serve para proteger a população da má prática médica", explicou.
Ele informou ainda que uma reunião está prevista para acontecer na próxima quinta-feira (30), para a escolha do presidente da Comissão e demais membros diretores.