1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Gerais
  4. Colônia de Pescadores Z-20 celebra lutas e conquistas em seu centenário
Colônia de Pescadores Z-20 celebra lutas e conquistas em seu centenário Autor: Desconhecido

Colônia de Pescadores Z-20 celebra lutas e conquistas em seu centenário

Agencia Santarém
Publicado em - Atualizado
Entidade completa 100 anos de fundação no ano de 2020 Prefeito Nélio Aguiar destacou avanços da ent...

Entidade completa 100 anos de fundação no ano de 2020

Prefeito Nélio Aguiar destacou avanços da entidadeCentenas de associados e entidades parceiras participaram na manhã desta sexta-feira (13), das comemorações dos 100 anos de fundação da Colônia de Pescadores Z-20. Uma intensa programação se estenderá ao longo do dia com a participação dos antigos associados e do quadro atual de sócios da entidade. O Prefeito de Santarém Nélio Aguiar esteve presente na solenidade de abertura na sede da entidade.

No centenário da entidade, a direção e associados comemoram o aniversário, relembrando fatos históricos que marcaram a trajetória da instituição e luta frente aos retrocessos dos direitos conquistados. Em um século, a entidade liderou inúmeros movimentos em defesa dos pescadores artesanais da região do Baixo Amazonas.

O Prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, em seu pronunciamento, enalteceu as lutas e conquistas obtidas pela entidade, institucionalizadas ao longo do tempo. “É uma alegria participar desse momento de confraternização dessa entidade que tem uma linda história no Município de Santarém. Entidade esta que tem um papel ativo e importante na manutenção da pesca artesanal em nossa região, beneficiando os interesses da categoria. Estaremos sempre abertos para discutirmos políticas públicas que beneficiem esta entidade”, discursou Aguiar.

De acordo com José Ednaldo, Diretor Organização Social e Meio Ambiente, atualmente, a entidade possui seis mil associados e é responsável por inúmeros serviços como o seguro-defeso. No entanto, houve várias lutas frente aos retrocessos dos direitos conquistados. “É um momento de festa. Esta entidade prioriza o fortalecimento dos acordos de pesca como iniciativas de gestão comunitária. Mas vale ressaltar que ao longo dos anos, com a mecanização dos recursos pesqueiros, o pescador artesanal enfrentou diversos desafios com relação à luta constante pelos seus espaços de vida, trabalho e moradia”, disse.

A estrutura organizacional da entidade é constituída de uma diretoria executiva, composta por 4 representantes da direção executiva, os coordenadores dos 106 núcleos de base e o conselho fiscal.

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.