4. City Tour leva alunos da rede municipal de ensino ao Centro Cultural João Fona
City Tour leva alunos da rede municipal de ensino ao Centro Cultural João Fona Autor: Desconhecido

City Tour leva alunos da rede municipal de ensino ao Centro Cultural João Fona

Alunos do 6º ano da Escola Municipal São Francisco participaram na manhã desta sexta-feira (22) do City Tour, promovido pela Prefeitura Municipal de Santarém, em uma ação integrada da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) e da Secretaria Municipal de Educação (Semed). A ação faz parte do Projeto Turismo na Escola que tem como finalidade sensibilizar os educandos para a importância do turismo para a conservação do patrimônio histórico, cultural e ambiental de Santarém.

Dentre os pontos turísticos visitados, o que mais chamou atenção foi o Centro Cultural João Fona que abriga uma grande parte da história e da cultura santarena. Para a gestora da Escola, Lêda Matilde Sousa Galvão, a visita ao Centro Cultural contribuiu para o reforço no ensino e na aprendizagem dos alunos, quanto aos aspectos históricos de Santarém.

Gestora da Escola, Lêda Matilde Sousa Galvão"Hoje é um dia marcante para a nossa vida, para mim quanto gestora e para a vida escolar das crianças porque eles estão tendo a oportunidade de conhecer esse acervo cultural muito valioso da história do nosso município, da cultura indígena, da colonização da nossa região e tem crianças aqui que nunca tinham tido acesso a esses bens culturais. Todo o passeio está sendo muito bom, desde o Encontro das Águas até o Centro Cultural João Fona, um enriquecimento do nosso conhecimento", relatou Lêda.

A aluna Rafaele Guimarães da Silva visitou o Centro Cultural pela primeira vez e destacou a experiência em conhecer o espaço mais visitado por turistas. "Estou achando muito legal essa visita aqui no Centro Cultural João Fona, podendo conhecer mais sobre os tempos antigos da nossa cidade, os quadros dos prefeitos, onde funcionava a Câmara de Vereadores. Essa foi a minha primeira visita aqui no Centro Cultural e gostei muito, foi muito importante para mim, pois nunca tinha vindo aqui", ressaltou.

Aluna Rafaele Guimarães da SilvaA chefe da Divisão de Planejamento Turístico da Semtur Elcivânia Barreto afirmou que o City Tour do Turismo na Escola segue o mesmo roteiro que os turistas que visitam Santarém percorrem. "Temos esse ponto de parada que é o Centro Cultural João Fona que faz parte do 'Roteiro Turístico' que compõem essa segunda etapa do Projeto Turismo na Escola, e também dos turistas que visitam nossa cidade, nos Cruzeiros vindos de vários países. Nesta parada os alunos têm condições de conhecer todo o acervo cultural e histórico que Centro Cultural possui, desde o acervo arqueológico até a ossada da Baleia-Minke. Observamos que os alunos têm muita ansiedade por este momento, e a receptividade da escola com o Projeto é muito positiva, pois ela contribui para o reforço do ensino e da aprendizagem nas disciplinas de História e Estudos Amazônicos", destacou.

Para o secretário de Turismo Diego Pinho, o Projeto Turismo na Escola cumpre seu papel socioeducativo que é despertar nos educando o sentimento de pertencimento e responsabilidade para com o turismo em Santarém. "O projeto é sem dúvida uma oportunidade de estimular ainda mais o processo ensino-aprendizagem dos alunos, despertando neles o sentido de pertencimento, fundamental na formação de cidadãos comprometidos com o desenvolvimento do Turismo no município", finalizou.

O Projeto Turismo na Escola visitou outros pontos turísticos da área urbana de Santarém, como o Mercadão 2000, Feira do Pescado, Praça Monsenhor José Gregório (Praça da Matriz) e Cristo Rei – Centro de Artesanato do Tapajós.

Informações sobre o Centro Cultural João Fona.

Centro Cultural João Fona
Conforme dados do Inventário da Oferta Turística de Santarém, o Centro localiza-se na Praça Barão de Santarém, no centro da cidade. A construção deste prédio seguiu as plantas arquitetônicas do Major Engenheiro Pereira Sales. Teve seu início em 1853, sendo concluído em 1867 e inaugurado em 1868. O estilo do prédio é colonial brasileiro, embora tenha sofrido pequenas alterações em 1926, com o intendente Coronel Joaquim Braga.

O prédio, que abriga o Centro foi totalmente reformado e restaurado, mas foram mantidos seus traços e características originais. Este importante equipamento de nossa cultura está preservado para garantir à geração atual e as gerações futuras de santarenos o conhecimento sobre nossa rica história. Uma grande parte da história de nosso Município concentra-se no Centro Cultural João Fona.

O Centro Cultural é o segundo prédio mais antigo de Santarém, o primeiro é a catedral de Nossa Senhora da Conceição. A obra foi concluída em 1867 e a inauguração ocorreu em 1868. Ele já sediou os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do Município. O prédio passou a ser denominado como Centro Cultural em 27/08/1991, através de Lei Municipal sancionada pelo então prefeito Ronan Liberal, a partir de proposição do então vereador e ex-prefeito de Santarém, Alexandre Von. Nele estão expostas milhares de peças arqueológicas: peixes fossilizados, beijus de mandioca, restos de sambaqui, peças inteiras e fragmentos de cerâmicas de várias culturas e diversas fases, produzidas artisticamente pelas tribos indígenas que habitaram Santarém. Além do material arqueológico, estão expostas, também, várias peças de artesanato indígena, imagens sacras esculpidas em madeira, jornais, livros e móveis utilizados na antiga Câmara e no Fórum de Justiça, uma coleção de moedas antigas, a galeria dos ex-intendentes e ex-prefeitos e muitas outras peças que enriquecem o ambiente e satisfazem seus turistas.

O Centro Cultural João Fona é o cartão de visita para quem quer conhecer Santarém. Ele está incluído, anualmente, nas rotas turísticas de visitas nacionais e internacionais. O Centro Funciona de 8h às 17h (Segunda a Sexta).